Pesquisar
Close this search box.

Reforma, o tema predominante no CDU

A reunião do Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU), na quinta-feira, 5 de setembro, foi aberta pelo coordenador, Caio Portugal, também presidente da AELO e vice-presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Secovi-SP. O tema principal da pauta do encontro, balanço das ações das entidades imobiliárias e da construção por uma reforma tributária justa. É um assunto no qual Caio se tornou algo além de especialista: ele não abre mão do direito assegurado pela democracia de dialogar com parlamentares do Congresso Nacional e com membros do governo federal para mudar o atual panorama de tendência de aumento da carga tributária do nosso setor. O tema tem sido divulgado, todas as semanas, pelo boletim AELO ON, com base na presença de Caio em importantes reuniões em Brasília e em eventos em São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza.

O AELO ON da semana passada, por exemplo, apresentou detalhes dos depoimentos de três dirigentes imobiliários na audiência pública de 27 de agosto, no Senado Federal: o próprio Caio Portugal, pela AELO; o presidente executivo CEO do Secovi-SP, Ely Wertheim, e o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia. Desta vez, no entanto, o presidente da AELO julgou oportuno divulgar aos 200 participantes presenciais do CDU, num dos maiores salões do Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, e às centenas de interessados inscritos para acessar a reunião pela plataforma Zoom. A explicação de Caio: são esperadas novidades no Congresso após as eleições municipais de outubro. Novidades positivas? Pode ser. A esperança não deve ficar abandonada. Mas a experiência dos dirigentes do nosso setor em ambientes de Brasília ensina que, na política, é preciso lutar, porém sendo cético: tudo pode acontecer. Os fatos do Brasil dos últimos três anos confirmam isso.

O CDU, integrado pela AELO, Secovi-SP e SindusCon-SP, não se reunia desde março; a segunda reunião do ano havia sido cancelada, por coincidir com a época do inédito Fórum Estadão Think de Loteamentos Urbanos, realizado em 24 de junho. O último encontro de 2024 será em 5 de dezembro.

Esta foto mostra Caio durante sua extensa e detalhada explanação, que atraiu a atenção de todos os participantes do CDU.

Ao fundo, os demais integrantes da mesa da coordenação, convidados para falar na sequência do encontro. Da esquerda para a direita, aparecem o engenheiro civil Jonas Mattos, representante da AELO e do Secovi-SP das reuniões do Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (Graprohab); a arquiteta Ruth Portugal, do Conselho Fiscal da AELO e coordenadora de dois grupos de trabalho – de aprimoramento das relações das entidades com empresas de saneamento básico e de energia elétrica, e da difusão de propostas pela Infraestrutura Verde; Elias Zitune, bacharel em Direito, diretor de Assuntos Regionais da AELO, atuante das relações com a CETESB e membro dos dois grupos coordenador por Ruth; Ely Wertheim, presidente executivo CEO do Secovi-SP, parceiro efetivo de Caio dos debates sobre a reforma tributária; o advogado Marcos Saes, diretor de Assuntos de Meio Ambiente da AELO, especialista em leis de proteção ambiental, escalado para falar no CDU sobre APPs de Restinga; a professora Mariangela Machado, coordenadora dos Cursos de Loteamentos 2024, que se encerram hoje, às 19 horas, num encontro on-line gratuito divulgado anteriormente pelo AELO ON e, novamente, numa das notas do boletim desta semana; o advogado Luis Paulo Germanos, vice-presidente da AELO e coordenador do Conselho Jurídico da entidade, a quem coube falar sobre.

Importante ressaltar que o jornal impresso “AELO Informa” n.º 119, edição de 24 páginas, foi distribuído em primeira mão aos participantes do CDU. Em sua explanação, Caio Portugal explicou que nosso jornal tem o objetivo principal de divulgar, em todo o País, o Perfil Econômico do Setor de Loteamento e Desenvolvimento Urbano no Brasil.

Os jornalistas Luiz Carlos Ramos (textos) e Calão Jorge (fotos) estiveram no CDU para garantir a cobertura da reunião. A primeira parte é apresentada no boletim de hoje; a segunda estará no da próxima semana.

Últimas Notícias
Caio Portugal: os desafios para 2026
Jornal “AELO Informa” n.º 120 está pronto
Último CDU de 2025 focalizará 10 temas
STJ limita restinga como área de preservação
AELO participou do grande evento CIMI 360
Vem aí o jornal “AELO Informa” n.º 120

Seja um associado

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com mais informações para que você possa se tornar um associado.

Se torne um parceiro

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com você para mais detalhes.