História da Aelo
Saiba um pouco mais sobre a nossa história.
Diretoria 2023/2025
Conheça a Diretoria Executiva e o Conselho AELO.
Comitê de Desenvolvimento Urbano
A soma de forças entre AELO, Secovi - SP e SindusCon - SP.
Setor
Há mais de 100 anos e atua criando bairros planejados.
Código de Ética
Conheça os nossos Propósitos e o nosso Código de Ética.
Conselho Jurídico da Aelo
O Conselho apoia a Diretoria em todas as questões jurídicas.
Atuações
Atuação em defesa da qualidade dos loteamentos e da imagem dos loteadores.
Agenda CDU
Confira a nossa programação.
Entidades Conveniadas
Conheça as nossas Empresas Associadas.
Lote Legal
A AELO combate de forma ampla e rigorosa os chamados loteadores clandestinos.
Outros Serviços
A AELO combate de forma ampla e rigorosa os chamados loteadores clandestinos.
Disque Denúncia
Confira os contatos para denunciar lotes clandestinos.
Links úteis
Uma lista com links referentes ao desenvolvimento urbano nacional.
O 2.º Fórum AELO-Estadão de Loteamentos Urbanos, programado para 6 de outubro, em São Paulo, já com seu formato e outros importantes detalhes, definidos numa reunião virtual entre as duas partes da parceria, quinta-feira, 7 de agosto (foto).
O AELO ON apresenta, hoje, a cobertura do encontro.

Pela AELO, participaram o presidente Caio Portugal, o vice-presidente Luis Paulo Germanos, o diretor de Relações Institucional, Jorgito Donadelli; o diretor de Assuntos Regionais, Elias Zitune, e o assessor de Comunicação, jornalista Luiz Carlos Ramos.
O jornal “Estadão” esteve representado na reunião por oito profissionais:
a gerente Comercial para o setor imobiliário, Cida Cavalcanti, nosso
contato no Grupo Estado desde o início da parceria, em 2022; a gerente de Estratégias de Conteúdo do “Estadão”, Regina Cláudia Fogo, que atua como coordenadora geral para a realização do Fórum, e seis jornalistas e publicitárias de vários setores – Daniela Pierini Longo, Gabrielle Carvalho, Maria Luiz Cavazi Camargo, Ana Lúcia Pereira da Silva, Vanise Kalil Espinosa, Débora Perin Vicentino.
Cada uma dessas profissionais é responsável por uma área, entre as
quais a Rádio Eldorado, que pertence ao Grupo Estado; gravação de vídeo e marketing de influencers. A cobertura jornalística do Fórum ficará por conta da equipe da Redação do “Estadão”, com textos a serem editados para o 4.º Caderno Especial de Loteamentos Urbanos, que sairá em outubro.
Importante: o Caderno de Loteamentos Urbanos será basicamente com textos e fotos, mas também terá espaços a serem comprados por empresas interessadas em anunciar seus produtos, conforme explicou Regina Fogo. Em sua explanação, Regina informou que o evento terá cobertura multimídia, inclusive transmissão dos debates pela TV Estadão e vários spots nas semanas que antecedem o Fórum, além da produção de anúncio de página inteira do jornal em várias edições.
O presidente da AELO, Caio Portugal, explicou que um dos destaques do Fórum será um painel com foco na segurança jurídica, demonstrando que as cidades nasceram de loteamentos e que, hoje, as empresas loteadoras é que acabam financiando os novos projetos habitacionais.
Outro painel vai mostrar como andam as relações entre os loteadores e as empresas concessionárias de saneamento urbano e de energia elétrica. Membros da nova Sabesp serão convidados para demonstrar os avanços da companhia privatizada em 2024 e que atende à maioria dos municípios paulistas.
Os loteadores se queixam de problemas causados por concessionárias de energia elétrica, principalmente a ENEL, responsável pelo serviço a uma grande parcela do Estado de São Paulo. Três membros da AELO – o vice-presidente Luis Paulo Germanos; o diretor de Assuntos Regionais, Elias Zitune, e o diretor de Relações Institucionais, Jorgito Donadelli, estiveram recentemente em Brasília para, juntamente com outras entidades, exigir da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) ações
concretas pela melhoria do serviço da ENEL.
Na reunião com o “Estadão”, Caio Portugal também explicou que a AELO completará 45 anos em 24 de fevereiro de 2026 e que pretende publicar, no decorrer do ano, um livro sobre sua história e sua constante evolução.
A obra deverá ser escrita pelo jornalista Luiz Carlos Ramos, assessor de Comunicação da AELO há 24 anos e autor de oito livros – o mais recente, “Vida de Jornalista”, lançado em 2023.
Já houve os primeiros contatos com a BB Editora, que se dispõe a levar adiante o processo de edição do livro comemorativo de grande qualidade gráfica. O diretor Jorgito Donadelli vai programar, em breve, uma reunião da AELO com representantes da BB, com a presença do presidente Caio, para definir detalhes do contrato a ser firmado entre as partes.
Rua Dr. Bacelar, 1043 – 3º andar
Vila Clementino, São Paulo – SP
CEP: 04026-002
Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com mais informações para que você possa se tornar um associado.
Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com você para mais detalhes.