Pesquisar
Close this search box.

Eleições fecham, domingo, o mapa do Brasil

As eleições de 6 de outubro definiram os prefeitos na maioria dos municípios brasileiros, mas algumas das principais metrópoles, como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia e Fortaleza vão decidir no segundo turno, no próximo domingo, dia 27. Na madrugada de segunda-feira, encerradas as apurações em todo o território nacional, estará fechado o mapa político-administrativo do Brasil com vistas aos próximos quatro anos. Os embates, porém, não acabam agora, já que, nesta terra, mal termina uma eleição e já começa outra: vem aí 2026, ano em que estarão em disputa a Presidência da República, os governos dos Estados e as vagas para o Senado, para a Câmara de Deputados e para as Assembleias Legislativas.

A tendência será a de prosseguir a polarização entre direita e esquerda, caracterizada pelas eleições presidenciais de 2022 e mantida na luta pela Prefeitura de São Paulo, o município mais populoso, em que o prefeito Ricardo Nunes (MDB), de direita, enfrenta Guilherme Boulos (PSOL), de esquerda. Mas o recado dado pelas urnas no primeiro turno já sinalizou, pelo menos, o fortalecimento de uma terceira via, o Centrão: o PSD, liderado por Gilberto Kassab venceu em inúmeros municípios e deverá conseguir novas vitórias no domingo.

No Estado de São Paulo, além da Capital, vários dos principais municípios vão novamente às urnas – entre os quais o segundo mais populoso, Guarulhos. É o caso também de São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto, Franca, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

A AELO, que defende a cidadania e a democracia, espera que o índice de abstenção, domingo, seja menor do que o do primeiro turno e que os resultados finais do pleito apontem um bom número de bons gestores para cuidar dos municípios. As empresas de loteamento de desenvolvimento urbano seguirão contribuindo para a qualidade das cidades, sejam quais forem os partidos dos prefeitos: nossa meta é um Brasil mais digno.

Últimas Notícias
Caio Portugal: os desafios para 2026
Jornal “AELO Informa” n.º 120 está pronto
Último CDU de 2025 focalizará 10 temas
STJ limita restinga como área de preservação
AELO participou do grande evento CIMI 360
Vem aí o jornal “AELO Informa” n.º 120

Seja um associado

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com mais informações para que você possa se tornar um associado.

Se torne um parceiro

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com você para mais detalhes.