Pesquisar
Close this search box.

CDU lançou metas, em reunião recordista

A primeira reunião de 2024 do maior grupo de debates sobre loteamentos do País, o Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU), em 28 de março, em São Paulo, foi a mais longa dos últimos anos: durou quase três horas. Necessariamente longa, muito produtiva, focalizando importantes assuntos e lançando metas para os próximos meses.

Também foi expressivo o número de participantes da reunião, tanto de modo presencial, no Centro Milenium de Convenções, quanto pelo sistema on-line. O Comitê, criado há 24 anos, é integrado pelo Secovi-SP, AELO e SindusCon-SP.

Caio Portugal (foto), presidente da AELO, vice-presidente do Secovi-SP e coordenador do CDU, abriu a reunião apresentando Raul Gomes, Superintendente Nacional de Habitação Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, que viajou de Brasília para São Paulo especialmente para atender ao convite do Comitê. Tema: opções de financiamento.

Em seguida, foram focalizados estes assuntos:

Novo formulário da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) para o GRAPROHAB. As explanações ficaram por conta do diretor de Controle e Licenciamento da CETESB, engenheiro Adriano Queiroz, e da gerente do Setor de Apoio Técnico ao Parcelamento do Solo (CTAS), Jadna Beltrame Lemos. A engenheira Célia Poeta, assessora da Diretoria da CETESB, também esteve no encontro.

O engenheiro Jonas Mattos, representante da AELO e do Secovi-SP nas reuniões do GRAPROHAB, comentou o novo formulário da CETESB e abordou dois outros temas – o GRAPROHAB Integral e o Licenciamento GRAPROHAB 100% Digital.

Caio Portugal e o advogado Pedro Krähenbühl, representante do Secovi-SP e da AELO junto aos Três Poderes, em Brasília, dialogaram sobre o tema Reforma Tributária. De modo virtual, direto de Brasília, o dr. Pedro trocou ideias com Caio a respeito dos sobre próximos passos do Congresso Nacional para que a Reforma Tributária seja totalmente concluída.

A arquiteta Ruth Portugal relatou no CDU os avanços dos diálogos com a SABESP e lançou os planos de realização do 2.° Seminário Nacional sobre Infraestrutura Verde.

Fábio Tadeu Araújo, sócio-diretor da Brain, apresentou um completo relato sobre as pesquisas do mercado de loteamentos no Brasil e no Estado de São Paulo no decorrer de 2023, fazendo comparações com os números de 2022.

A professora Mariangela Machado, coordenadora do Programa de Cursos de Atividades Específicas de Loteamentos, da Universidade Secovi, confirmou para 9 de abril o início das aulas deste ano e fez uma série de agradecimentos. Inscrições e demais informações sobre os cursos estão na propaganda do rodapé de cada edição do boletim AELO ON e no site www.secovi.com.br.

Últimas Notícias
Caio Portugal: os desafios para 2026
Jornal “AELO Informa” n.º 120 está pronto
Último CDU de 2025 focalizará 10 temas
STJ limita restinga como área de preservação
AELO participou do grande evento CIMI 360
Vem aí o jornal “AELO Informa” n.º 120

Seja um associado

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com mais informações para que você possa se tornar um associado.

Se torne um parceiro

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com você para mais detalhes.