Pesquisar
Close this search box.

CDU, grande em extensão e em importância

O Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU teve na quinta-feira, 26 de junho, uma das reuniões mais extensas de seus 25 anos de existência, Jubileu de Prata. Grande no tamanho e na importância, esse encontro focalizou temas de especial interesse para os empreendedores de parcelamento do solo. Em consequência, esta edição do AELO ON, a cargo dos jornalistas Luiz Carlos Ramos (textos) e Calão Jorge (fotos), é uma das maiores dos mais de 20 anos de história do boletim.

O presidente da AELO, vice-presidente do Secovi-SP e coordenador do CDU, Caio Portugal, abriu a reunião, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, diante de mais de 200 pessoas (foto). Centenas de inscritos na modalidade on-line também acompanharam o encontro, que durou meia hora além do tempo previsto. 

Dois ex-presidentes da AELO compareceram à reunião: Sérgio Guimarães Pereira Júnior (1997-2001) e Flavio Amary (2009-2011).

 

O próprio Caio Portugal relembrou ao público detalhes do lançamento da Cartilha Orientativa da Reforma Tributária, ocorrido em evento da AELO, do Secovi-SP e da Abrainc, em 21 de maio, em São Paulo. Ele citou palavras do advogado Rodrigo Dias, assessor especial das entidades na tramitação da reforma: “É um novo mundo. E, agora, precisamos ficar centrados quanto à regulamentação do projeto aprovado pela Câmara e pelo Senado e sancionado como lei pelo presidente da República”.

O link da Cartilha Orientativa da Reforma Tributária, enviado a todos os associados da AELO em 2 de junho, é este:

https://aelo.com.br/wp-content/uploads/2025/05/Guia-Pratico-Reforma-Tributaria-2025.pdf

Caio, acostumado ao tema por ter acompanhado a tramitação da reforma de perto, ao lado de dirigentes de outras entidades, no Congresso Nacional e no governo federal, em Brasília, comentou: “Não basta a gente entender tudo sobre loteamento. Tem de estudar contabilidade e tentar decifrar o atual panorama e aquilo que ainda está por vir, até 2027”.

Absolutamente normal o dirigente e empresário Caio Portugal demonstrar mau humor ao relembrar as mais recentes atitudes governamentais e pessoais do presidente da República. Não bastassem as trapalhadas em torno da tentativa de aumentar a carga do IOF, de posar como estadista capaz de influir em conflitos internacionais, o chefe do Executivo assumiu de vez o papel de “defensor dos pobres contra os ricos” e de crítico dos empresários.

Em 25 de junho, véspera do CDU, o presidente da República afirmou que “os empresários precisam deixar interesses de lado para pensar no equilíbrio econômico do País”. Ele também questionou: “Onde está o espírito cristão desses empresários, desses dirigentes, desses políticos? Onde que está a nossa compreensão de fraternidade?” De acordo com o presidente, o debate público das medidas anunciadas pelo governo gira em torno de “interesses pequenos”. Pediu que os agentes políticos pensem mais nas preferências do País e afirmou que os empresários precisam “cuidar” do Brasil, e não ficar “jogando a responsabilidade” no Congresso ou no Palácio do Planalto.

A propósito, o jornal “Estadão” publicou na segunda-feira, 30 de junho, o contundente editorial “Lula não gosta da iniciativa privada”, reproduzido nesta edição do boletim AELO ON. Vale a pena ler.

Prosseguindo sua explanação no CDU, Caio Portugal voltou a sorrir ao divulgar que o assessor de Comunicação da AELO e responsável pelo texto deste boletim, jornalista Luiz Carlos Ramos, havia recebido o título de cidadão honorário de Franca em 17 de junho. Luiz Carlos acenou, agradecendo pela menção e pelos aplausos.

 

Últimas Notícias
Caio Portugal: os desafios para 2026
Jornal “AELO Informa” n.º 120 está pronto
Último CDU de 2025 focalizará 10 temas
STJ limita restinga como área de preservação
AELO participou do grande evento CIMI 360
Vem aí o jornal “AELO Informa” n.º 120

Seja um associado

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com mais informações para que você possa se tornar um associado.

Se torne um parceiro

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com você para mais detalhes.