História da Aelo
Saiba um pouco mais sobre a nossa história.
Diretoria 2023/2025
Conheça a Diretoria Executiva e o Conselho AELO.
Comitê de Desenvolvimento Urbano
A soma de forças entre AELO, Secovi - SP e SindusCon - SP.
Setor
Há mais de 100 anos e atua criando bairros planejados.
Código de Ética
Conheça os nossos Propósitos e o nosso Código de Ética.
Conselho Jurídico da Aelo
O Conselho apoia a Diretoria em todas as questões jurídicas.
Atuações
Atuação em defesa da qualidade dos loteamentos e da imagem dos loteadores.
Agenda CDU
Confira a nossa programação.
Entidades Conveniadas
Conheça as nossas Empresas Associadas.
Lote Legal
A AELO combate de forma ampla e rigorosa os chamados loteadores clandestinos.
Outros Serviços
A AELO combate de forma ampla e rigorosa os chamados loteadores clandestinos.
Disque Denúncia
Confira os contatos para denunciar lotes clandestinos.
Links úteis
Uma lista com links referentes ao desenvolvimento urbano nacional.
O Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU teve na quinta-feira, 26 de junho, uma das reuniões mais extensas de seus 25 anos de existência, Jubileu de Prata. Grande no tamanho e na importância, esse encontro focalizou temas de especial interesse para os empreendedores de parcelamento do solo. Em consequência, esta edição do AELO ON, a cargo dos jornalistas Luiz Carlos Ramos (textos) e Calão Jorge (fotos), é uma das maiores dos mais de 20 anos de história do boletim.
O presidente da AELO, vice-presidente do Secovi-SP e coordenador do CDU, Caio Portugal, abriu a reunião, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, diante de mais de 200 pessoas (foto). Centenas de inscritos na modalidade on-line também acompanharam o encontro, que durou meia hora além do tempo previsto.
Dois ex-presidentes da AELO compareceram à reunião: Sérgio Guimarães Pereira Júnior (1997-2001) e Flavio Amary (2009-2011).

O próprio Caio Portugal relembrou ao público detalhes do lançamento da Cartilha Orientativa da Reforma Tributária, ocorrido em evento da AELO, do Secovi-SP e da Abrainc, em 21 de maio, em São Paulo. Ele citou palavras do advogado Rodrigo Dias, assessor especial das entidades na tramitação da reforma: “É um novo mundo. E, agora, precisamos ficar centrados quanto à regulamentação do projeto aprovado pela Câmara e pelo Senado e sancionado como lei pelo presidente da República”.
O link da Cartilha Orientativa da Reforma Tributária, enviado a todos os associados da AELO em 2 de junho, é este:
https://aelo.com.br/wp-content/uploads/2025/05/Guia-Pratico-Reforma-Tributaria-2025.pdf
Caio, acostumado ao tema por ter acompanhado a tramitação da reforma de perto, ao lado de dirigentes de outras entidades, no Congresso Nacional e no governo federal, em Brasília, comentou: “Não basta a gente entender tudo sobre loteamento. Tem de estudar contabilidade e tentar decifrar o atual panorama e aquilo que ainda está por vir, até 2027”.
Absolutamente normal o dirigente e empresário Caio Portugal demonstrar mau humor ao relembrar as mais recentes atitudes governamentais e pessoais do presidente da República. Não bastassem as trapalhadas em torno da tentativa de aumentar a carga do IOF, de posar como estadista capaz de influir em conflitos internacionais, o chefe do Executivo assumiu de vez o papel de “defensor dos pobres contra os ricos” e de crítico dos empresários.
Em 25 de junho, véspera do CDU, o presidente da República afirmou que “os empresários precisam deixar interesses de lado para pensar no equilíbrio econômico do País”. Ele também questionou: “Onde está o espírito cristão desses empresários, desses dirigentes, desses políticos? Onde que está a nossa compreensão de fraternidade?” De acordo com o presidente, o debate público das medidas anunciadas pelo governo gira em torno de “interesses pequenos”. Pediu que os agentes políticos pensem mais nas preferências do País e afirmou que os empresários precisam “cuidar” do Brasil, e não ficar “jogando a responsabilidade” no Congresso ou no Palácio do Planalto.
A propósito, o jornal “Estadão” publicou na segunda-feira, 30 de junho, o contundente editorial “Lula não gosta da iniciativa privada”, reproduzido nesta edição do boletim AELO ON. Vale a pena ler.
Prosseguindo sua explanação no CDU, Caio Portugal voltou a sorrir ao divulgar que o assessor de Comunicação da AELO e responsável pelo texto deste boletim, jornalista Luiz Carlos Ramos, havia recebido o título de cidadão honorário de Franca em 17 de junho. Luiz Carlos acenou, agradecendo pela menção e pelos aplausos.
Rua Dr. Bacelar, 1043 – 3º andar
Vila Clementino, São Paulo – SP
CEP: 04026-002
Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com mais informações para que você possa se tornar um associado.
Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com você para mais detalhes.