História da Aelo
Saiba um pouco mais sobre a nossa história.
Diretoria 2023/2025
Conheça a Diretoria Executiva e o Conselho AELO.
Comitê de Desenvolvimento Urbano
A soma de forças entre AELO, Secovi - SP e SindusCon - SP.
Setor
Há mais de 100 anos e atua criando bairros planejados.
Código de Ética
Conheça os nossos Propósitos e o nosso Código de Ética.
Conselho Jurídico da Aelo
O Conselho apoia a Diretoria em todas as questões jurídicas.
Atuações
Atuação em defesa da qualidade dos loteamentos e da imagem dos loteadores.
Agenda CDU
Confira a nossa programação.
Entidades Conveniadas
Conheça as nossas Empresas Associadas.
Lote Legal
A AELO combate de forma ampla e rigorosa os chamados loteadores clandestinos.
Outros Serviços
A AELO combate de forma ampla e rigorosa os chamados loteadores clandestinos.
Disque Denúncia
Confira os contatos para denunciar lotes clandestinos.
Links úteis
Uma lista com links referentes ao desenvolvimento urbano nacional.
O 2.º Fórum AELO-Estadão de Loteamentos Urbanos, programado para 6 de outubro, em São Paulo, já definiu sua programação e escolheu os especialistas a serem convidados para participar dos debates. Faltando um mês e meio para o grande evento de âmbito nacional, a organização segue o cronograma estabelecido na reunião virtual de 7 de agosto, entre a AELO e o “Estadão”.
Aquela reunião contou com cinco membros da AELO: o presidente Caio Portugal, o vice-presidente Luis Paulo Germanos, o diretor de Relações Institucional, Jorgito Donadelli; o diretor de Assuntos Regionais, Elias Zitune, e o assessor de Comunicação, Luiz Carlos Ramos.
O jornal “Estadão” esteve representado na reunião por oito profissionais: a gerente Comercial para o setor imobiliário, Cida Cavalcanti; a gerente de Estratégias de Conteúdo do “Estadão”, Regina Cláudia Fogo, e seis jornalistas e publicitárias de vários setores – Daniela Pierini Longo, Gabrielle Carvalho, Maria Luiz Cavazi Camargo, Ana Lúcia Pereira da Silva, Vanise Kalil Espinosa, Débora Perin Vicentino.
Cada uma dessas profissionais é responsável por uma área, entre as quais a Rádio Eldorado, que pertence ao Grupo Estado; gravação de vídeo e marketing de influencers. A cobertura jornalística do Fórum estará a cargo da equipe da Redação do “Estadão”. Os textos e fotos estarão no 4.º Caderno de Loteamentos Urbanos, previsto para a segunda quinzena de outubro. Empresas poderão adquirir espaços para anunciar seus produtos no caderno.
Na sexta-feira,15 de agosto, o presidente da AELO, Caio Portugal, enviou mensagens à Regina Fogo e à Cida Cavalcanti, do “Estadão”, confirmando que a programação do 2.º Fórum, em 6 de outubro, vai consistir numa abertura e em dois painéis, a partir 9 horas, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo.
Esse novo passo na organização do evento ocorreu nos últimos dias, depois de Caio ter trocado ideias com os demais membros da Diretoria a respeito dos temas que mais dizem respeito ao mercado consumidor, ao poder público e aos próprios loteadores.
Este é o tema definido para a abertura do Fórum: “O Construbusiness do Loteamento e os dados da contribuição do setor para a sociedade”. As explicações do nosso setor ao público em geral serão baseadas na frase: “Sua casa ou seu apartamento já foi um loteamento!”
O primeiro painel terá como tema “As cidades, o saneamento básico e a distribuição de energia elétrica”. Serão convidados a participar do debate: representantes de concessionárias de saneamento, entre as quais a Nova Sabesp, assim como representantes das concessionárias de distribuição de energia elétrica nos Estados, caso da ENEL, além de membros do poder público concedente no âmbito federal e a reguladora ARSESP, do Estado de São Paulo.
De acordo com Caio Portugal, cabe à Sabesp explicar, um ano após sua privatização: “Com a capitalização, qual é o cenário da antecipação ou mesmo universalização dos serviços de saneamento básico? O ano estabelecido pela Lei do Marco Legal do Saneamento é 2033. Qual é a composição dos investimentos e responsabilidades dos entes públicos e privados?”
O segundo painel, em que a AELO, explica ao público o fato de o setor de loteamentos ser o maior produtor de cidades formais, deverá incentivar o debate sobre segurança no financiamento à produção e comercialização de lotes urbanizados. O vice-presidente da AELO, Luis Paulo Germanos, também coordenador do Conselho Jurídico da entidade, está encarregado de indicar os nomes para que o “Estadão” faça os convites.
Os diretores da AELO e a equipe da sede – Sônia Dias, Andrea Leite e Eduardo Zorzenoni – estão totalmente concentrados na ambição de tornar o 2.º Fórum Nacional de Loteamentos um sucesso ainda mais expressivo que o do evento de 2024.
Por outro lado, a força de trabalho conta também com o apoio dos gestores da AELO – Mariangela Machado e Marcio Pascholati – e de várias entidades parceiras, como o Secovi-SP, o SindusCon-SP e a Associação dos Desenvolvedores Urbanos do Estado de Goiás (ADU-GO). No Secovi-SP, a assessora das Vice-Presidências, Elaine Teixeira, está integrada ao nosso time.

Esta ilustração é uma foto em que aparece, sobre a primeira página do “Estadão” do último sábado, o modelo da credencial destinada, em 2024, aos inscritos para acompanhar o 1.º Fórum de modo presencial.
A equipe do “Estadão” já está preparando o sistema de inscrições dos interessados em acompanhar o 2.º Fórum, tanto de modo presencial quanto de modo online, com transmissão pela TV Estadão e pelas mídias sociais.
Nas próximas semanas, o boletim AELO ON continuará trazendo novas informações sobre a organização do Fórum.
Rua Dr. Bacelar, 1043 – 3º andar
Vila Clementino, São Paulo – SP
CEP: 04026-002
Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com mais informações para que você possa se tornar um associado.
Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com você para mais detalhes.