Pesquisar
Close this search box.

AELO definiu os painéis do Fórum 2025

O 2.º Fórum AELO-Estadão de Loteamentos Urbanos, programado para 6 de outubro, em São Paulo, já definiu sua programação e escolheu os especialistas a serem convidados para participar dos debates. Faltando um mês e meio para o grande evento de âmbito nacional, a organização segue o cronograma estabelecido na reunião virtual de 7 de agosto, entre a AELO e o “Estadão”.

Aquela reunião contou com cinco membros da AELO: o presidente Caio Portugal, o vice-presidente Luis Paulo Germanos, o diretor de Relações Institucional, Jorgito Donadelli; o diretor de Assuntos Regionais, Elias Zitune, e o assessor de Comunicação, Luiz Carlos Ramos.

O jornal “Estadão” esteve representado na reunião por oito profissionais: a gerente Comercial para o setor imobiliário, Cida Cavalcanti; a gerente de Estratégias de Conteúdo do “Estadão”, Regina Cláudia Fogo, e seis jornalistas e publicitárias de vários setores – Daniela Pierini Longo, Gabrielle Carvalho, Maria Luiz Cavazi Camargo, Ana Lúcia Pereira da Silva, Vanise Kalil Espinosa, Débora Perin Vicentino.

Cada uma dessas profissionais é responsável por uma área, entre as quais a Rádio Eldorado, que pertence ao Grupo Estado; gravação de vídeo e marketing de influencers. A cobertura jornalística do Fórum estará a cargo da equipe da Redação do “Estadão”. Os textos e fotos estarão no 4.º Caderno de Loteamentos Urbanos, previsto para a segunda quinzena de outubro. Empresas poderão adquirir espaços para anunciar seus produtos no caderno.

Na sexta-feira,15 de agosto, o presidente da AELO, Caio Portugal, enviou mensagens à Regina Fogo e à Cida Cavalcanti, do “Estadão”, confirmando que a programação do 2.º Fórum, em 6 de outubro, vai consistir numa abertura e em dois painéis, a partir 9 horas, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo.

Esse novo passo na organização do evento ocorreu nos últimos dias, depois de Caio ter trocado ideias com os demais membros da Diretoria a respeito dos temas que mais dizem respeito ao mercado consumidor, ao poder público e aos próprios loteadores.

Este é o tema definido para a abertura do Fórum: “O Construbusiness do Loteamento e os dados da contribuição do setor para a sociedade”. As explicações do nosso setor ao público em geral serão baseadas na frase: “Sua casa ou seu apartamento já foi um loteamento!”

O primeiro painel terá como tema “As cidades, o saneamento básico e a distribuição de energia elétrica”. Serão convidados a participar do debate:  representantes de concessionárias de saneamento, entre as quais a Nova Sabesp, assim como representantes das concessionárias de distribuição de energia elétrica nos Estados, caso da ENEL, além de membros do poder público concedente no âmbito federal e a reguladora ARSESP, do Estado de São Paulo.

De acordo com Caio Portugal, cabe à Sabesp explicar, um ano após sua privatização: “Com a capitalização, qual é o cenário da antecipação ou mesmo universalização dos serviços de saneamento básico? O ano estabelecido pela Lei do Marco Legal do Saneamento é 2033. Qual é a composição dos investimentos e responsabilidades dos entes públicos e privados?”

O segundo painel, em que a AELO, explica ao público o fato de o setor de loteamentos ser o maior produtor de cidades formais, deverá incentivar o debate sobre segurança no financiamento à produção e comercialização de lotes urbanizados. O vice-presidente da AELO, Luis Paulo Germanos, também coordenador do Conselho Jurídico da entidade, está encarregado de indicar os nomes para que o “Estadão” faça os convites. 

Os diretores da AELO e a equipe da sede – Sônia Dias, Andrea Leite e Eduardo Zorzenoni – estão totalmente concentrados na ambição de tornar o 2.º Fórum Nacional de Loteamentos um sucesso ainda mais expressivo que o do evento de 2024.

Por outro lado, a força de trabalho conta também com o apoio dos gestores da AELO – Mariangela Machado e Marcio Pascholati – e de várias entidades parceiras, como o Secovi-SP, o SindusCon-SP e a Associação dos Desenvolvedores Urbanos do Estado de Goiás (ADU-GO). No Secovi-SP, a assessora das Vice-Presidências, Elaine Teixeira, está integrada ao nosso time.

Esta ilustração é uma foto em que aparece, sobre a primeira página do “Estadão” do último sábado, o modelo da credencial destinada, em 2024, aos inscritos para acompanhar o 1.º Fórum de modo presencial.

A equipe do “Estadão” já está preparando o sistema de inscrições dos interessados em acompanhar o 2.º Fórum, tanto de modo presencial quanto de modo online, com transmissão pela TV Estadão e pelas mídias sociais.

Nas próximas semanas, o boletim AELO ON continuará trazendo novas informações sobre a organização do Fórum.

Últimas Notícias
Caio Portugal: os desafios para 2026
Jornal “AELO Informa” n.º 120 está pronto
Último CDU de 2025 focalizará 10 temas
STJ limita restinga como área de preservação
AELO participou do grande evento CIMI 360
Vem aí o jornal “AELO Informa” n.º 120

Seja um associado

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com mais informações para que você possa se tornar um associado.

Se torne um parceiro

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com você para mais detalhes.