História da Aelo
Saiba um pouco mais sobre a nossa história.
Diretoria 2023/2025
Conheça a Diretoria Executiva e o Conselho AELO.
Comitê de Desenvolvimento Urbano
A soma de forças entre AELO, Secovi - SP e SindusCon - SP.
Setor
Há mais de 100 anos e atua criando bairros planejados.
Código de Ética
Conheça os nossos Propósitos e o nosso Código de Ética.
Conselho Jurídico da Aelo
O Conselho apoia a Diretoria em todas as questões jurídicas.
Atuações
Atuação em defesa da qualidade dos loteamentos e da imagem dos loteadores.
Agenda CDU
Confira a nossa programação.
Entidades Conveniadas
Conheça as nossas Empresas Associadas.
Lote Legal
A AELO combate de forma ampla e rigorosa os chamados loteadores clandestinos.
Outros Serviços
A AELO combate de forma ampla e rigorosa os chamados loteadores clandestinos.
Disque Denúncia
Confira os contatos para denunciar lotes clandestinos.
Links úteis
Uma lista com links referentes ao desenvolvimento urbano nacional.
Atenção, empreendedores de loteamentos no Estado de São Paulo. Está confirmada a notícia publicada no boletim da AELO da semana passada: a partir de 17 de abril, as empresas deverão utilizar o novo formulário da CETESB digital ao pleitear o licenciamento ambiental de seus novos projetos. A data, que havia sido anunciada no encontro do Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU), em 28 de março, foi homologada na oficina do grupo de trabalho do CDU com o comando da CETESB, na sexta-feira, dia 5 de abril.
O lançamento oficial do formulário e das regras ocorreu no dia 10, na sede da CETESB, com a presença de vários dirigentes da AELO, do Secovi-SP e do SindusCon-SP.
Vale a pena relembrar que, no CDU, Jadna Beltrame Lemos gerente do Setor de Apoio Técnico ao Parcelamento do Solo (CTAS) da CETESB, foi aplaudida por Jonas Mattos, Ruth Portugal, Caio Portugal e pelos demais integrantes da mesa, depois de ter feito uma brilhante explanação sobre o formulário digital. Jadna aparece na extrema esquerda desta foto tirada por Calão Jorge.
Na ocasião, Jadna explicou que o novo formulário da CETESB para o GRAPROHAB seria oficialmente lançado em 10 de abril, às 9 horas, num evento na sede da CETESB e da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, no bairro de Pinheiros, na Capital. E alertou que o uso do novo formulário passa a ser obrigatório a partir de 17 de abril.
Jadna Beltrame Lemos, que, ao lado da engenheira Célia Poeta, representa a companhia nas reuniões do GRAPROHAB, iniciou sua participação no CDU afirmando que o formulário é uma nova ferramenta digital da CETESB que promete clareza, agilidade e integridade: “Na CETESB, numa análise dos votos das nossas agências regionais ao longo dos dois últimos anos, descobrimos a possibilidade de uniformização, por meio de um formulário. Chegamos a um primeiro modelo, que, em seguida, foi aprimorado.”
O link e outros detalhes podem ser obtidos pelos interessados diretamente no site da CETESB: www.cetesb.sp.gov.br.
Após sucessivas trocas de mensagens, iniciadas com o convite do diretor de Assuntos Regionais da AELO, Elias Zitune, foram confirmadas as presenças do diretor de Controle e Licenciamento, engenheiro Adriano Queiroz, e da gerente do Setor de Apoio Técnico ao Parcelamento do Solo (CTAS), Jadna Beltrame Lemos, e de Célia Poeta, assessora da Diretoria da CETESB, no encontro.
Depois dessas explicações de Jadna, o presidente da AELO e vice-presidente do Secovi-SP, Caio Portugal, coordenador do CDU, agradeceu ao comando da CETESB por ter apresentado as importantes informações: “O governador Tarcísio de Freitas tem investido no aprimoramento da transparência e da agilidade dos serviços estaduais. A CETESB se encaixa nessa filosofia. Adriano, Jadna e Célia, recebam o nosso muito obrigado.”
Na reunião da oficina entre membros do CDU e da CETESB, na tarde de sexta-feira, dia 5, a AELO e o Secovi-SP estiveram representados pelo presidente da AELO, Caio Portugal; pelo vice-presidente, Luis Paulo Germanos; pelo engenheiro Jonas Mattos, representante das duas entidades nas reuniões do GRAPROHAB; pela arquiteta Ruth Portugal, dos grupos de trabalho do CDU; pelo diretor de Assuntos Regionais, Elias Zitune, e pelo diretor de Relações Institucionais, Jorgito Donadelli. Por sua vez, a CETESB contou com o diretor Adriano Queiroz, Célia Poeta, Jadna Beltrame Lemos e Adriana Carvalho.
Foram focalizados vários temas, mas o destaque acabou sendo o novo formulário da CETESB, cuja data de entrada em vigor, de modo obrigatório, foi confirmada por Jadna Beltrame Lemos.
Caio Portugal disse estar satisfeito pelo fato de o formulário ter sido resultado de uma troca de ideias entre os dirigentes do setor imobiliário e os especialistas da CETESB. Ele reforçou a importância do diálogo, da transparência e da comunicação, algo que favorece a tramitação de projetos de loteamentos. Caio também destacou o sucesso dos contatos de Elias Zitune com a CETESB para garantir que três membros da cúpula da companhia comparecessem à reunião do CDU, na qual Jadna Beltrame Lemos apresentou todos os detalhes do formulário.
Jonas Mattos também teve motivos para elogiar a CETESB e confirmar o entusiasmo demonstrado no CDU, já que o no formulário se une a dois outros avanços da agilidade nos trâmites do GRAPROHAB: o Sistema GRAPROHAB Integra e o Licenciamento GRAPROHAB 100% Digital.
Rua Dr. Bacelar, 1043 – 3º andar
Vila Clementino, São Paulo – SP
CEP: 04026-002
Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com mais informações para que você possa se tornar um associado.
Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com você para mais detalhes.