Pesquisar
Close this search box.

Eleições fecham, domingo, o mapa do Brasil

As eleições de 6 de outubro definiram os prefeitos na maioria dos municípios brasileiros, mas algumas das principais metrópoles, como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia e Fortaleza vão decidir no segundo turno, no próximo domingo, dia 27. Na madrugada de segunda-feira, encerradas as apurações em todo o território nacional, estará fechado o mapa político-administrativo do Brasil com vistas aos próximos quatro anos. Os embates, porém, não acabam agora, já que, nesta terra, mal termina uma eleição e já começa outra: vem aí 2026, ano em que estarão em disputa a Presidência da República, os governos dos Estados e as vagas para o Senado, para a Câmara de Deputados e para as Assembleias Legislativas.

A tendência será a de prosseguir a polarização entre direita e esquerda, caracterizada pelas eleições presidenciais de 2022 e mantida na luta pela Prefeitura de São Paulo, o município mais populoso, em que o prefeito Ricardo Nunes (MDB), de direita, enfrenta Guilherme Boulos (PSOL), de esquerda. Mas o recado dado pelas urnas no primeiro turno já sinalizou, pelo menos, o fortalecimento de uma terceira via, o Centrão: o PSD, liderado por Gilberto Kassab venceu em inúmeros municípios e deverá conseguir novas vitórias no domingo.

No Estado de São Paulo, além da Capital, vários dos principais municípios vão novamente às urnas – entre os quais o segundo mais populoso, Guarulhos. É o caso também de São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto, Franca, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

A AELO, que defende a cidadania e a democracia, espera que o índice de abstenção, domingo, seja menor do que o do primeiro turno e que os resultados finais do pleito apontem um bom número de bons gestores para cuidar dos municípios. As empresas de loteamento de desenvolvimento urbano seguirão contribuindo para a qualidade das cidades, sejam quais forem os partidos dos prefeitos: nossa meta é um Brasil mais digno.

Últimas Notícias
Segunda-feira, dia 24, a AELO faz 44 anos
Aos 44 anos, AELO anuncia nova conquista
AELO, 44 anos, relata a sua história
Reforma tributária foi sancionada. E agora?
Em 2024, AELO ganhou 194 associados
AELO, sempre na luta por boas notícias

Seja um associado

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com mais informações para que você possa se tornar um associado.

Se torne um parceiro

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com você para mais detalhes.