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Esta edição do AELO ON tem tudo para ser especial: é a milésima do boletim criado em 2001. Há motivos para nossas comemorações e agradecimentos. Ninguém faz nada sozinho. E não se chega a 1.000 por acaso.
O boletim desta semana, que traz várias notícias importantes em torno da AELO e do setor de loteamento, como a presença do presidente Caio Portugal em eventos, é iniciado com o relato do jornalista Luiz Carlos Ramos, assessor de Comunicação da AELO, sobre o caminho percorrido pelo nosso boletim semanal até a chegada à edição n.º 1.000. Aqui está seu texto:
Chegar ao milésimo boletim, neste 8 de agosto, provoca emoção especial a quem trabalha como jornalista há 60 anos e que completa 23 anos de atuação na AELO no dia 27.
Posso dizer que produzi, com prazer, todas as 1.000 edições, desde o lançamento da edição pioneira, em 8 de novembro de 2001. Mas jamais estive sozinho. Começa que a atividade institucional jamais deve ser personalista, mas sim resultado das ações de promoção de uma entidade de âmbito nacional em contínua evolução, que trabalha em equipe para valorizar o setor de loteamento e desenvolvimento urbano.
A meta tem sido divulgar tudo de mais importante que acontece na AELO, a partir de decisões do presidente, dos diretores e dos conselheiros. A AELO é a notícia. Todas as semanas. Em busca do equilíbrio, da perfeição. O boletim, porém, também costuma abrir espaço para entidades parceiras, para notícias de economia, com foco no setor imobiliário e da construção, e para artigos opinativos de interesse do nosso público.
Assim, o jornalista responsável pelo AELO ON é apenas um agente, que deve colocar em prática sua experiência e a ética. A palavra final é do comando da AELO, junto ao qual deve ocorrer perfeita sintonia e respeito por parte da equipe de comunicação.
Certamente, os leitores do boletim estão estranhando o fato de esta nota do AELO ON 1.000 ser ilustrada por uma imagem de Moscou. A foto foi tirada em época de festas, a Copa do Mundo de seis anos atrás – num contraste com os atuais tempos de inadmissíveis ataques armados da Rússia contra a Ucrânia. Somos pela paz e condenamos o estilo perverso da ditadura Vladimir Putin.
Explico: aquela Moscou de 2018, aparentemente pacífica, está ligada a uma das mais interessantes experiências que já tive ao produzir o AELO ON. Vou relatar isso no decorrer do texto.
O boletim AELO Online, que em 2023 passou a ser AELO ON, foi publicado pela primeira vez em 8 de novembro de 2001, tendo sido enviado aos associados da AELO por e-mail.
Por indicação do então presidente da AELO, Roland Philipp Malimpensa (2001-2005), que já conhecia meu trabalho de jornalista de grandes jornais e rádios, fui contratado pela entidade para ser assessor de Comunicação em 27 de agosto de 2001. Então, tratei de reformular o jornal impresso “AELO Informa”, modernizar o site e lançar o boletim semanal on-line.
O trabalho começou a dar resultados positivos e prosseguiu nas gestões de três outros presidentes: Luiz Eduardo de Oliveira Camargo (2005-2009), Flavio Amary (2009-2011) e Caio Portugal, eleito pela primeira vez em 2011 e sucessivamente reeleito a cada dois anos. Em agosto de 2021, ao completar 20 anos de atuação, fui homenageado pela Diretoria da AELO com um almoço-surpresa. Agradeci, emocionado, e expliquei que o sucesso da Comunicação estava sendo possível graças a uma Diretoria eficiente e aos dois Conselhos, todos unidos, responsáveis pelo crescimento e pela estabilidade da AELO.
O ano de 2018 foi histórico. A AELO abriu a Delegacia Regional de Ribeirão Preto, em março, alguns meses depois de ter inaugurado as Regionais de Presidente Prudente e do Oeste Paulista. Em julho, com apoio dos diretores Elias Zitune e Jorgito Donadelli, o jornal “AELO Informa” foi publicado com nova diagramação e melhor qualidade de impressão. No jornal serviu também para lançar a nova logomarca da entidade. A Diretoria, levando em conta que a AELO já contava com associados em 17 Estados (hoje, são 21), trocou a logomarca original, das cores do Estado de São Paulo (vermelho, branco e preto) pelo símbolo atual, com as cores do Brasil (verde e amarelo). Coube ao diretor Jorgito Donadelli definir, com desenhistas, a nova marca, aprovada pelo presidente Caio Portugal, pelos demais diretores e pelo presidente do Conselho Consultivo, Ciro Scopel.
De repente, algo inesperado e curioso ocorreu em junho: pela primeira vez na história do AELO ON, escrevi o boletim semanal a 12 mil quilômetros de São Paulo, com base numa gravação. Era época da Copa do Mundo de Futebol. E a Rádio Capital, onde eu era diretor de Jornalismo, me escolheu para ir à Rússia, via Doha (Catar), e relatar as curiosidades do país-sede do Mundial, 27 anos após a dissolução da União Soviética e o fim do regime comunista.
Fiquei entusiasmado com a missão jornalística: deveria focalizar o futebol, mas, principalmente, mostrar os contrastes entre Moscou de 1980 e Moscou de 2018. O que facilitava a tarefa era o fato de, em 1980, tempos de comunismo, eu ter visitado aquela cidade pela primeira vez, para fazer a cobertura da Olimpíada – aquela do ursinho Misha – na chefia da equipe do “Estadão”.
Houve mesmo incríveis mudanças, em 38 anos. A Rússia, tendo descoberto as delícias do capitalismo, modernizou as roupas, os automóveis, os edifícios e os costumes. A linda melodia do Hino da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi mantida no Hino da Rússia, mas com outra letra, sendo omitidos o nome de Lenin e as frases mais ufanistas da esquerda.
Num passeio até a histórica Praça Vermelha, em dia de céu azul, caminhei por uma das pontes sobre o Rio Moscou e tirei esta foto. Nela, se destacam as muralhas do Kremlin e o Palácio Presidencial, onde Putin já arquitetava maldades.
Tudo bem! Além de tudo, comi caviar, tomei vinho da Geórgia e enviei 95 boletins para a Rádio. Dezenas de vezes, entrei no ar ao vivo, algo possível com a moderna tecnologia de um simples celular.
Mas… E minhas obrigações perante a AELO?
Isso mesmo! Estava programada para 29 de junho uma nova reunião do Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU), no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, mas eu estaria ausente, pois precisava permanecer em Moscou, depois de a seleção brasileira ter jogado três partidas e conseguido a classificação para a etapa seguinte. Um grande dilema.
Foi aí que entrou em campo a solidariedade. O diretor de Relações Institucionais da AELO, Jorgito Donadelli, palmeirense, ficou com pena deste amigo são-paulino e ofereceu uma incrível ajuda. Ele acompanhou a reunião do CDU por duas horas, gravou vídeos e me enviou por e-mail, juntamente com fotos.
No dia seguinte, 30 de junho, fiquei toda a manhã trancado no meu apartamento do hotel, perto da Praça Vermelha. Em algumas horas, usando o microcomputador, consegui amarrar a edição n.º 705 do boletim AELO Online, que saiu normalmente numa quinta-feira, 5 de julho, como se eu estivesse no meu apartamento, em São Paulo.
Viva o Jorgito!
Viva a solidariedade!
Várias outras ações de solidariedade fazem parte da história do AELO ON.
Vou relembrar algumas na próxima nota do boletim, em que reproduzo parte da cobertura do CDU de 29 de junho.
O boletim AELO Online n.º 705, editado em Moscou por Luiz Carlos Ramos, com apoio do diretor Jorgito Donadelli, que havia participado do CDU em São Paulo, é parcialmente reproduzido neste 1.000. Vale relembrar que, além de tudo, aquela edição de características intercontinentais marcou a estreia de um valioso reforço na equipe de Comunicação da AELO: o experiente repórter fotográfico Calão Jorge, autor desta foto do CDU e de todas as coberturas feitas pela equipe nos últimos seis anos. Luiz Carlos destaca: “Com Calão no time, o boletim, sem dúvida, passou a ter mais qualidade. Muito obrigado, Calão!”
Registre-se outra excepcional conquista, a de junho de 2023, mês em que a AELO iniciou parceria com a Agência 6P de Propaganda e Marketing, responsável por novas etapas de modernização dos canais da entidade, inclusive a reformulação do site, a entrada nas mídias sociais e a reforma da imagem do AELO Online, que até mudou de nome, passando a ser AELO ON. Agradeço ao CEO da 6P, Daniel Malusá Gonçalves, ao Eduardo Cesar, à Luciene Francisco e à Bianca Sobrinho Ferreira por esse produtivo ano na parceria.
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