Pesquisar
Close this search box.

CDU lançou metas, em reunião recordista

A primeira reunião de 2024 do maior grupo de debates sobre loteamentos do País, o Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU), em 28 de março, em São Paulo, foi a mais longa dos últimos anos: durou quase três horas. Necessariamente longa, muito produtiva, focalizando importantes assuntos e lançando metas para os próximos meses.

Também foi expressivo o número de participantes da reunião, tanto de modo presencial, no Centro Milenium de Convenções, quanto pelo sistema on-line. O Comitê, criado há 24 anos, é integrado pelo Secovi-SP, AELO e SindusCon-SP.

Caio Portugal (foto), presidente da AELO, vice-presidente do Secovi-SP e coordenador do CDU, abriu a reunião apresentando Raul Gomes, Superintendente Nacional de Habitação Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, que viajou de Brasília para São Paulo especialmente para atender ao convite do Comitê. Tema: opções de financiamento.

Em seguida, foram focalizados estes assuntos:

Novo formulário da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) para o GRAPROHAB. As explanações ficaram por conta do diretor de Controle e Licenciamento da CETESB, engenheiro Adriano Queiroz, e da gerente do Setor de Apoio Técnico ao Parcelamento do Solo (CTAS), Jadna Beltrame Lemos. A engenheira Célia Poeta, assessora da Diretoria da CETESB, também esteve no encontro.

O engenheiro Jonas Mattos, representante da AELO e do Secovi-SP nas reuniões do GRAPROHAB, comentou o novo formulário da CETESB e abordou dois outros temas – o GRAPROHAB Integral e o Licenciamento GRAPROHAB 100% Digital.

Caio Portugal e o advogado Pedro Krähenbühl, representante do Secovi-SP e da AELO junto aos Três Poderes, em Brasília, dialogaram sobre o tema Reforma Tributária. De modo virtual, direto de Brasília, o dr. Pedro trocou ideias com Caio a respeito dos sobre próximos passos do Congresso Nacional para que a Reforma Tributária seja totalmente concluída.

A arquiteta Ruth Portugal relatou no CDU os avanços dos diálogos com a SABESP e lançou os planos de realização do 2.° Seminário Nacional sobre Infraestrutura Verde.

Fábio Tadeu Araújo, sócio-diretor da Brain, apresentou um completo relato sobre as pesquisas do mercado de loteamentos no Brasil e no Estado de São Paulo no decorrer de 2023, fazendo comparações com os números de 2022.

A professora Mariangela Machado, coordenadora do Programa de Cursos de Atividades Específicas de Loteamentos, da Universidade Secovi, confirmou para 9 de abril o início das aulas deste ano e fez uma série de agradecimentos. Inscrições e demais informações sobre os cursos estão na propaganda do rodapé de cada edição do boletim AELO ON e no site www.secovi.com.br.

Últimas Notícias
Pesquisas: predomínio da Região Sudeste
A esperança, agora, está no Senado
Reforma: melhorou, mas ainda falta muito
Fórum foi o passo para novos avanços
Jundiaí desarticula loteamento clandestino
AELO ON – EXTRA

Seja um associado

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com mais informações para que você possa se tornar um associado.

Se torne um parceiro

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com você para mais detalhes.