Pesquisar
Close this search box.

AeloOn

Informativo Periódico

Boletim AELO Online 963

Ano 22
Nº 963
São Paulo
21/02/2024

Caio ressalta o poder da nova pesquisa

O presidente da AELO, Caio Portugal (foto), esteve na cidade de Atibaia-SP, a 60 quilômetros de São Paulo, quinta-feira, dia 26, especialmente para falar sobre a importância da nova pesquisa AELO Ecconit perante os mais de 700 participantes do COMPLAN, o maior seminário anual sobre comunidades planejadas, loteamentos e desenvolvimento urbano do Brasil.

O 13.º COMPLAN, evento da ADIT Brasil, parceira da AELO, realizado de 25 a 27 de outubro, com painéis e debates de conceituados especialistas, foi um sucesso. Caio Portugal despertou a atenção de inúmeros empreendedores de loteamento e desenvolvimento urbano presentes no auditório e explicou, de modo didático, os objetivos da pesquisa lançada oficialmente pela nossa entidade em 23 de outubro: valorizar, perante a sociedade e o poder público, o papel das empresas loteadoras que trabalham efetivamente para o aprimoramento das cidades em todo o País.

O objetivo da pesquisa é chegar ao perfil: Caracterização do Perfil Econômico do Setor de Loteamento e Desenvolvimento Urbano no Brasil.

Caio Portugal lembrou que os projetos de desenvolvimento urbano, licenciados de acordo com as leis, vão além da implantação de lotes para a construção de moradia, da geração de empregos e do pagamento de taxas e impostos. Cada empreendimento produz uma transformação no seu entorno, dando origem a novos negócios e a uma crescente valorização daquele lugar, em contraste com os problemas provocados por ocupações irregulares ou clandestinas – que vêm sendo combatidas pela campanha Lote Legal, da AELO e instituições parceiras.

No final de sua fala no COMPLAN, o presidente da AELO apontou no painel o e-mail [email protected], o canal da entidade para difusão do questionário às empresas associadas à AELO e também às não-associadas, cujas respostas devem ser enviadas até 10 de novembro, às 17 horas.

Caio Portugal destacou: “Como garantia de qualidade da pesquisa AELO Ecconit Consultoria Econômica, todos as empresas devem responder às questões, com a certeza de que os dados fornecidos por uma empresa são confidenciais e não serão compartilhados, de modo algum, com outras empresas. Os dados ficam restritos à Ecconit, que produzirá o material tão necessário para o aprimoramento da imagem das empresas do nosso setor”.

Em vídeo, Luis Paulo explica segurança

A segurança dos dados fornecidos pelas empresas de loteamento e desenvolvimento urbano à pesquisa AELO Ecconit é abordada pelo advogado Luis Paulo Germanos, vice-presidente da AELO e coordenador do Conselho Jurídico da entidade, num vídeo (foto) produzido pela agência 6P de propaganda e marketing e veiculado no Instagram como parte da campanha de divulgação do questionário. Essa ação de promoção da pesquisa, reforçada por outros vídeos e por boletins noticiosos, conta também com a participação direta da Assessoria de Comunicação da AELO e de toda a equipe da sede da AELO.

No vídeo para o Instagram (aelo.oficial), Luis Paulo Germanos responde à pergunta sobre “quem terá acesso à pesquisa”, reforçando que o sigilo às informações da pesquisa é totalmente assegurado. E ele argumenta a respeito da necessidade de todas as empresas do setor responderem ao questionário, a ser acessado neste link:

https://forms.gle/4G4q7sHvQtYr5yLN8

Ruth Portugal no COMPLAN: paisagismo

Um dos mais movimentados painéis do 13.º COMPLAN, em Atibaia, foi o que contou com a participação de dois membros do Conselho Fiscal da AELO: a arquiteta Ruth Portugal e o engenheiro Paulo Velzi. O tema: a importância do paisagismo ecológico nos projetos de desenvolvimento Urbano.

Ruth Portugal, sócia-diretora da GP Desenvolvimento Urbano (foto), falou sobre detalhes de alguns dos empreendimentos de sua empresa, como o Quinta dos Lagos e o Gran Vile Santo Angelo. A GP é conhecida por sua tradicional preocupação em priorizar a natureza em seus projetos.

Paulo Velzi, por sua vez, é engenheiro da Sobloco Construtora, na qual tem participado, desde os anos 1990, da implantação e consolidação da premiada Riviera de São Lourenço, no município de Bertioga, no Litoral Norte paulista. No Complan, Velzi explicou como a Riviera consegue ser uma cidade planejada para receber mais de 50 mil pessoas e, ao mesmo tempo, preservar as matas do entorno e garantir um paisagismo de qualidade.

A AELO presente no grande evento

Além de Caio Portugal ter falado sobre a pesquisa AELO Ecconit e Ruth Portugal ter participado do painel sobre paisagismo, o COMPLAN foi valorizado pela presença de vários outros membros da AELO e do Comitê de Desenvolvimento Urbano, que acompanharam, atentamente os painéis e debates, entre os quais o arquiteto e urbanista Luciano Borghesi Filho – autor de artigo publicado na edição anterior do boletim AELO ON e que foi, em Atibaia, moderador do painel “Como viabilizar bairros planejados econômicos”.

Nesta foto, a painelista Ruth Portugal aparece entre a experiente arquiteta consultora Cibele Riva Rumel e o especialista em comercialização de loteamentos Gladston Tannous. À direita, surge a professora Mariangela Machado, coordenadora do Programa de Cursos Específicos de Loteamento de Universidade Secovi, diretora da consultoria Focus Trading, gestora da AELO e membro de várias outras entidades. O AELO ON agradece à atuante Mariangela pelo envio de fotos do COMPLAN para esta edição do boletim.

Amanhã, Finados. AELO reabre 2.ª-feira

Amanhã, 2 de novembro, será Dia de Finados, tempo de se reverenciar a memória de pessoas queridas que se foram e de se dedicar também às orações pelo Brasil e pela paz no mundo.
A AELO, que terá expediente normal até as 17 horas de hoje, estará fechada no feriado de amanhã e também na sexta-feira, dia 3, assim como no fim de semana. O trabalho será retomado na segunda-feira, dia 6.

O boletim AELO ON, habitualmente expedido aos associados às quintas-feiras, desta vez é antecipado para hoje, quarta-feira.
Que seja um feriado de paz, harmonia e reflexões para todos.

Destaque sua marca para as principais empresas de loteamento do Brasil

Seja um associado

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com mais informações para que você possa se tornar um associado.

Se torne um parceiro

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com você para mais detalhes.