Pesquisar
Close this search box.

AeloOn

Informativo Periódico

Boletim AELO Online 955

Ano 22
Nº 955
São Paulo
21/02/2024

Em 2 horas, tudo sobre loteamentos

A reunião do Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU), em 14 de setembro, das 12h30 às 14h30, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, deverá focalizar vários temas de importância para o nosso setor. Em duas horas, serão debatidos assuntos como a evolução da campanha Lote Legal e o novo balanço das pesquisas sobre o mercado de loteamentos em São Paulo e nos demais Estados. E está confirmada a informação já divulgada pelo AELO ON: este CDU será especial, pois celebrará a vitória de uma parceria e apresentará detalhes do novo modelo do programa habitacional Minha Casa Minha Vida.

Sancionado em 13 de julho, o sistema abre a possibilidade de os inscritos optarem pela compra de lote urbanizado para construir casa própria por meio de financiamento.

O CDU, integrado pela AELO, Secovi-SP e SindusCon-SP, sob a coordenação de Caio Portugal, que é presidente da AELO e vice-presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, receberá os presidentes das duas entidades goianas que têm atuado em conjunto com nossos dirigentes pela evolução do MCMV e pelo reconhecimento da importância do lote urbanizado: Antônio Carlos Costa, presidente do Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi-Goiás), e João Victor Araújo, presidente da Associação dos Desenvolvedores Urbanos de Goiás (ADU-Goiás). Os dois escreveram, com Caio Portugal, um artigo sobre a conquista – já publicado em jornais e no AELO ON.

A exemplo das reuniões anteriores, o CDU será híbrido, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo. A inscrição está sendo feita pelos interessados por meio de links que foram enviados aos nossos associados em 28 de agosto. Por meio da mensagem recebida, é possível optar entre a modalidade presencial e a virtual, pela plataforma Zoom.

Jornal de Campinas destaca a AELO

Um dos principais jornais de Campinas, o “Diário Campineiro”, publicou no sábado, 2 de setembro, reportagem de três páginas sobre o combate aos loteamentos clandestinos no município e destacou o papel da AELO em defesa da legalidade. O jornal dedicou sua capa a esse tema, com a manchete “Lotes de Problemas”, chamando para os textos de duas páginas internas.

A reportagem explica: “A atividade de loteadores irregulares em Campinas está mobilizando reação de empreendedores que atuam dentro da legalidade e levou alerta ao poder público nos últimos meses. Após denúncias, a prefeitura confirmou que moveu uma ação na Justiça visando paralisar imediatamente parcelamentos ilegais promovidos no distrito de Campo Grande, onde os clandestinos atacam dentro de áreas de preservação ambiental”.

O representante Regional da AELO em Campinas, Clovis Cabrino Junior, entrevistado pelo repórter Claudio Liza Junior, do “Diário Campineiro”, relembrou que a região do entorno de Campinas é a que vem tendo, no Estado, maior número de projetos de loteamentos que seguem, rigidamente, a legislação. E reclamou do fato de os clandestinos serem uma ameaça aos compradores de lotes e ao poder público, além de causarem dano aos loteadores que respeitam as leis.

Campinas foi a primeira grande cidade a aderir à campanha Lote Legal, da AELO, de combate loteadores clandestinos. A parceria da prefeitura com a AELO foi assinada em 5 de maio do ano passado, pelo prefeito Dário Saadi e pelo presidente Caio Portugal. Toda a Diretoria da nossa entidade compareceu à cerimônia organizada por Cabrino e por membros da prefeitura.

Os diretores da AELO Elias Zitune, de Assuntos Regionais, e Jorgito Donadelli, de Relações Institucionais, elogiaram as declarações de Clovis Cabrino Junior publicadas pelo jornal campineiro no fim de semana.

Mais 37 novos associados em 2 meses

A AELO vem mantendo o excelente ritmo de crescimento do seu quadro associativo, atualmente integrado por mais de mil empresas. No período de julho e agosto, foram admitidos 37 novos associados, índice que supera o do bimestre maio-junho, em que entraram 32, entre os quais um do Rio Grande do Sul e um de Roraima, que levaram a AELO a aumentar sua presença no território nacional: agora, são 21 Estados.

A sempre atenta Sônia Dias, responsável pela área de Relacionamento na sede da AELO, verificou que, dos 37 novos associados, seis são de outros Estados – Rio de Janeiro, dois; Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e Pernambuco, um cada. O Estado de São Paulo introduziu mais 31 empresas no quadro da AELO, sendo 27 do Interior. A Capital garantiu quatro novos associados.

A sede da AELO, que tem Mariangela Machado e Marcio Pascholati como gestores, sob o comando da Diretoria da entidade, conta também com a eficiência e a agilidade de Andréa Leite (Administrativo) e Eduardo Zorzenoni (Operações).

Ribeirão Preto e Campinas, os destaques

As regiões de Campinas e Ribeirão Preto, no Interior paulista, destacam como as que mais contribuíram para o crescimento do quadro associativo da AELO nos últimos dois meses.

Aqui está a lista completa das 37 empresas admitidas e suas respectivas cidades, incluindo as seis empresas de outros Estados.

A exemplo das listas anteriores, quase todas as demais regiões do Estado têm empresas entre as 37 novas admitidas.

O Rio avança para ter AELO estadual

Um mês atrás, o AELO ON n.º 950 noticiou que empresários de loteamentos do Rio de Janeiro estavam interessados em criar, naquele Estado, uma AELO própria, para atrair associados e se filiar à nossa AELO, entidade de âmbito nacional. Naquela ocasião, a empresária carioca Larissa Gomes Freire esteve em São Paulo e visitou a AELO, onde recebeu informações de ordem jurídica para tentar acelerar a fundação da futura entidade e atrair associados. Na última quinta-feira, 31 de agosto, ela foi recebida pelo presidente da AELO, Caio Portugal, que é favorável à criação de AELOs regionais parceiras, a exemplo das que já existem na Bahia, Tocantins, Minas Gerais e outros Estados.

Na nova visita, Larissa Gomes Freire, loteadora na região de Campos dos Goytacazes, esteve acompanhada de duas pessoas: Leonardo Cunha, também loteador no Estado do Rio, com foco na região de Resende, e a advogada Fernanda Mustacchi, do escritório Mustacchi Sociedade de Advogados, representante da empresa Moura Leite Desenvolvimento e Urbanismo. Pela AELO, a reunião contou com o presidente Caio e com os gestores Mariangela Machado e Márcio Pascholati.

Esta foto, tirada logo após a reunião, mostra Fernanda, Larissa e Leonardo, ao lado de Márcio, Caio e Mariangela.

Vale a pena ressaltar que a empresa de Larissa já foi admitida como associada da nossa AELO e aparece na lista de novas filiações que o AELO ON divulga nesta edição.

Com a 6P, AELO está nas mídias sociais

Informações sobre a AELO já podem ser encontradas também nas mídias sociais, graças ao trabalho da agência 6P de Publicidade, Comunicação, Tecnologia e Comportamento. Esta ilustração, por exemplo, aparece no Instagram e indica que a AELO dispõe de um serviço para tirar dúvidas e debater questões relacionadas à atividade de parcelamento do solo.

As perguntas devem ser enviadas para o e-mail [email protected].

Nos últimos dias, foram veiculados vários outros temas, entre os quais as atividades na sede da AELO, os eventos imobiliários e um depoimento do presidente Caio Portugal sobre a importância da tradicional parceria da nossa entidade com o Secovi-SP.

A 6P começou a trabalhar no apoio à imagem e à comunicação da AELO em junho. Além da conquista de espaço nas mídias sociais, a agência modernizou o visual do boletim semanal AELO ON e vem atuando para o aprimoramento do nosso site na internet.

Os boletins AELO ON, que permanecem à disposição dos interessados num link do nosso site, www.aelo.com.br, podem ser acessados, igualmente, por meio do aelo.oficial no Instagram.

Nova lei para a Bacia do Guarapiranga

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, em 23 de agosto, um projeto de lei que atualiza a legislação da Bacia do Guarapiranga, na região metropolitana da Capital.

O projeto de lei n.º 233/2018, de autoria do ex-deputado Campos Machado, busca adequar legislação de 2006, que delimita a área de proteção e a recuperação dos mananciais dessa região. A lei estadual n.º 12.233/2006 delimita a área de proteção e recuperação dos mananciais do sudoeste da região metropolitana de São Paulo. O objetivo do projeto é aprimorar, após 17 anos, a legislação e equipará-la à normas mais recentes sobre o assunto, como as que regularizam as áreas dos mananciais na região da Represa Billings; do Alto Juquery; do Alto Tietê Cabeceiras; e do Alto Cotia.

O PL foi aprovado na forma de um substitutivo, apresentado pelo deputado Luiz Fernando Teixeira (PT) na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) e que aperfeiçoou o texto original. A Bacia Hidrográfica do Guarapiranga possui uma área de mais de 630 km² e fica na região Sudoeste da Grande São Paulo, abrangendo os municípios de Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra, além das áreas das subprefeituras de Capela do Socorro, M´Boi Mirim e Parelheiros, na Capital.

O deputado Eduardo Nóbrega (Podemos), que é da região, disse ter trabalhado para a aprovação do projeto. “É um dia histórico. A nova legislação vai acompanhar o desenvolvimento técnico-ecológico que avançou nesse período”, apontou o parlamentar. Segundo Nóbrega, os principais beneficiados com a atualização legal serão os municípios de Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu e o setor industrial da região: “A indústria vai ter a possibilidade de construir nessas duas cidades. Com isso, vai levar emprego para os jovens, que hoje não enxergam esperança e precisam ir à capital para ter acesso a um emprego digno”.

O deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) também celebrou a aprovação do texto e destacou a importância para a regularização fundiária desses municípios: “É um ganho para essa Casa poder fazer uma adequação e que permitirá que muitas famílias tenham suas casas e comércios regularizados e ajudará no desenvolvimento da região”.

Certificado Digital: desconto a associados

O presidente da AELO, Caio Portugal, celebrou acordo com o Secovi-SP para que os nossos associados sejam beneficiados com descontos no caso de decidirem comprar a validação ou a renovação de certificados digitais por meio dos serviços desse nosso tradicional parceiro.

O Secovi-SP explica que, a partir de agora, a validação e a renovação de certificados podem ser feitas on-line, sem necessidade de sair de casa ou da empresa.

Aline Costa, do Posto de Serviços do Secovi-SP, informa que já está oficializada a parceria com a AELO para os atendimentos de certificados digitais: “Ofereceremos o melhor preço e praticidade na aquisição dos certificados digitais. Nosso objetivo é facilitar todo processo para o cliente, desde gerar a compra, emitir o boleto e, se necessário agendar o atendimento com o cliente. Vamos também garantir que o cliente tenha a melhor experiência em nossos atendimentos”.

O Secovi-SP conta com uma equipe de atendimento tecnicamente preparada para atender os próprios associados e também os associados da AELO e, eventualmente, tirar dúvidas ou dar orientação específica.

“Hoje, atuamos com três modalidades de atendimento – videoconferência rápida e prática, e também presencial nos postos da Rua Dr. Bacelar e da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, onde há estacionamento gratuito”, relata Aline.

Associados da AELO podem obter a tabela de custos pelos diferentes tipos de serviços e os descontos, entrando em contato com Aline Costa:

[email protected]

[email protected]

Telefones: (11) 5591-1233 e (11) 99264-3864

www.secovi.com.br

Aumentam os empregos na construção

A construção gerou 25.423 vagas com carteira assinada em julho. Foi o sétimo mês consecutivo que o setor apresentou saldo positivo na abertura de postos de trabalho. Os dados estão no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na semana passada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e destacados pelo site da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), entidade à qual a AELO é filiada.

Segundo a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos, com os números registrados em julho a construção chega ao total de 2,615 milhões de trabalhadores formais, o maior registrado desde setembro de 2015 (2,641 milhões), considerando as séries do Caged e do novo Caged. “Mesmo diante das dificuldades de um cenário caracterizado por juros elevados, o mercado de trabalho da construção segue resistente”, disse.

Os três segmentos da construção apresentaram resultados positivos em julho: a construção de edifícios gerou 8.119 novos empregos, o segmento de infraestrutura apresentou 7.279 novas vagas e os serviços especializados da construção (demolição e preparação do terreno, instalações elétricas, hidráulicas e obras de acabamento) geraram 10.025 novas vagas.

Ieda lembrou que a construção é responsável por 6% do total de trabalhadores formais no país e em julho o setor respondeu por 17,82% dos novos empregos criados. O mercado de trabalho brasileiro geral registrou abertura líquida de 142.702 vagas com carteira assinada em julho.

Apesar dos resultados positivos, o número de novos empregos gerados pela construção, de janeiro a julho deste ano foi inferior ao observado no mesmo período de 2022, com 194.471 e 217.580, respectivamente. “Ajudam a justificar esse resultado a demora das novas condições do programa Minha Casa Minha Vida 2023, as altas taxas de juros e as incertezas do início do ano”, concluiu Ieda.

ADIT ARQ será 3ª-feira, no Milenium

O seminário de arquitetura, design e projetos ADIT ARQ 23, organizado pela ADIT Brasil, tendo a AELO entre as entidades apoiadoras, será realizado na próxima terça-feira, 12 de setembro, no Milenium Centro de Convenções, edifício em que ficam as sedes do Secovi-SP, da AELO e de outras entidades, à Rua Dr. Bacelar, 1043, Vila Clementino.

Uma grande atração do evento: o projeto da primeira praia artificial na cidade de São Paulo.

A programação e o link de inscrição para o ADIT ARQ estão no site da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil): www.adit.com.br.

AELO fecha hoje às 17h e reabre 2ª-feira

Hoje, quarta-feira, o trabalho administrativo e de atendimento aos associados da AELO permanece normal até as 17 horas, horário de fechamento da sede. Amanhã, feriado nacional da Independência do Brasil, não haverá expediente, assim como na sexta-feira e no fim de semana. A sede volta a abrir na segunda-feira dia 11, às 9 horas.

Em virtude do feriado, o boletim semanal AELO ON, que habitualmente circula às quintas-feiras, foi antecipado para hoje.

Que este 7 de Setembro seja de tranquilidade e de autêntico respeito à nossa Nação.

Destaque sua marca para as principais empresas de loteamento do Brasil

Seja um associado

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com mais informações para que você possa se tornar um associado.

Se torne um parceiro

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com você para mais detalhes.