História da Aelo
Saiba um pouco mais sobre a nossa história.
Diretoria 2023/2025
Conheça a Diretoria Executiva e o Conselho AELO.
Comitê de Desenvolvimento Urbano
A soma de forças entre AELO, Secovi - SP e SindusCon - SP.
Setor
Há mais de 100 anos e atua criando bairros planejados.
Código de Ética
Conheça os nossos Propósitos e o nosso Código de Ética.
Conselho Jurídico da Aelo
O Conselho apoia a Diretoria em todas as questões jurídicas.
Atuações
Atuação em defesa da qualidade dos loteamentos e da imagem dos loteadores.
Agenda CDU
Confira a nossa programação.
Entidades Conveniadas
Conheça as nossas Empresas Associadas.
Lote Legal
A AELO combate de forma ampla e rigorosa os chamados loteadores clandestinos.
Outros Serviços
A AELO combate de forma ampla e rigorosa os chamados loteadores clandestinos.
Disque Denúncia
Confira os contatos para denunciar lotes clandestinos.
Links úteis
Uma lista com links referentes ao desenvolvimento urbano nacional.
A reunião do Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU), na quinta-feira, 5 de setembro, foi aberta pelo coordenador, Caio Portugal, também presidente da AELO e vice-presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Secovi-SP. O tema principal da pauta do encontro, balanço das ações das entidades imobiliárias e da construção por uma reforma tributária justa. É um assunto no qual Caio se tornou algo além de especialista: ele não abre mão do direito assegurado pela democracia de dialogar com parlamentares do Congresso Nacional e com membros do governo federal para mudar o atual panorama de tendência de aumento da carga tributária do nosso setor. O tema tem sido divulgado, todas as semanas, pelo boletim AELO ON, com base na presença de Caio em importantes reuniões em Brasília e em eventos em São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza.
O AELO ON da semana passada, por exemplo, apresentou detalhes dos depoimentos de três dirigentes imobiliários na audiência pública de 27 de agosto, no Senado Federal: o próprio Caio Portugal, pela AELO; o presidente executivo CEO do Secovi-SP, Ely Wertheim, e o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia. Desta vez, no entanto, o presidente da AELO julgou oportuno divulgar aos 200 participantes presenciais do CDU, num dos maiores salões do Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, e às centenas de interessados inscritos para acessar a reunião pela plataforma Zoom. A explicação de Caio: são esperadas novidades no Congresso após as eleições municipais de outubro. Novidades positivas? Pode ser. A esperança não deve ficar abandonada. Mas a experiência dos dirigentes do nosso setor em ambientes de Brasília ensina que, na política, é preciso lutar, porém sendo cético: tudo pode acontecer. Os fatos do Brasil dos últimos três anos confirmam isso.
O CDU, integrado pela AELO, Secovi-SP e SindusCon-SP, não se reunia desde março; a segunda reunião do ano havia sido cancelada, por coincidir com a época do inédito Fórum Estadão Think de Loteamentos Urbanos, realizado em 24 de junho. O último encontro de 2024 será em 5 de dezembro.
Esta foto mostra Caio durante sua extensa e detalhada explanação, que atraiu a atenção de todos os participantes do CDU.
Ao fundo, os demais integrantes da mesa da coordenação, convidados para falar na sequência do encontro. Da esquerda para a direita, aparecem o engenheiro civil Jonas Mattos, representante da AELO e do Secovi-SP das reuniões do Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (Graprohab); a arquiteta Ruth Portugal, do Conselho Fiscal da AELO e coordenadora de dois grupos de trabalho – de aprimoramento das relações das entidades com empresas de saneamento básico e de energia elétrica, e da difusão de propostas pela Infraestrutura Verde; Elias Zitune, bacharel em Direito, diretor de Assuntos Regionais da AELO, atuante das relações com a CETESB e membro dos dois grupos coordenador por Ruth; Ely Wertheim, presidente executivo CEO do Secovi-SP, parceiro efetivo de Caio dos debates sobre a reforma tributária; o advogado Marcos Saes, diretor de Assuntos de Meio Ambiente da AELO, especialista em leis de proteção ambiental, escalado para falar no CDU sobre APPs de Restinga; a professora Mariangela Machado, coordenadora dos Cursos de Loteamentos 2024, que se encerram hoje, às 19 horas, num encontro on-line gratuito divulgado anteriormente pelo AELO ON e, novamente, numa das notas do boletim desta semana; o advogado Luis Paulo Germanos, vice-presidente da AELO e coordenador do Conselho Jurídico da entidade, a quem coube falar sobre
Importante ressaltar que o jornal impresso “AELO Informa” n.º 119, edição de 24 páginas, foi distribuído em primeira mão aos participantes do CDU. Em sua explanação, Caio Portugal explicou que nosso jornal tem o objetivo principal de divulgar, em todo o País, o Perfil Econômico do Setor de Loteamento e Desenvolvimento Urbano no Brasil.
Os jornalistas Luiz Carlos Ramos (textos) e Calão Jorge (fotos) estiveram no CDU para garantir a cobertura da reunião. A primeira parte é apresentada no boletim de hoje; a segunda estará no da próxima semana.
De repente, o jornal impresso “AELO Informa” n.º 119, com recorde de 24 páginas, sendo 9 páginas dedicadas ao inédito Perfil Econômico do Setor de Loteamento e Desenvolvimento Urbano no Brasil, resultado da pesquisa AELO-Ecconit, e com vários outros temas de interesse para empresas e profissionais do nosso setor, chegou à AELO, na última quinta-feira, dia 5, em tempo de serem distribuídos 200 exemplares aos participantes da reunião do Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU), no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo. Foi um sucesso!
Deus ajudou, sim. E agradecemos. Mas um conjunto de ações do unido time da AELO e colaboradores também foi fundamental para que o desejo do presidente Caio Portugal de ver o “AELO Informa” no salão do CDU fosse atendido. Paralelamente, surgiu a certeza de que os 5.800 outros exemplares impressos do jornal estariam nos Correios, nesta semana, em condições de serem lidos por associados da AELO em 21 Estados e também por membros de entidades parceiras, prefeitos, parlamentares e integrantes do poder público de todo o País. A meta está sendo cumprida: o jornal, de expressivo conteúdo, teria de chegar aos leitores antes das eleições de outubro. E vai chegar. É a contribuição da AELO para inspirar candidatos às prefeituras a respeito da importância das empresas de loteamentos para a qualidade das cidades.
Este texto e esta foto, com o título “Muito obrigado, Sônia, Andréa e Eduardo” têm razão de ser. O texto é do jornalista Luiz Carlos Ramos, assessor de Comunicação da AELO e editor do jornal; a foto é do jornalista Calão Jorge, integrante da equipe. Foi tirada na quinta-feira, pouco antes do CDU. Calão captou o momento de confraternização do time da AELO: da esquerda para a direita, as secretárias Sônia Dias (Relacionamento) e Andréa Leite (Administrativo) e o ágil Eduardo Zorzenoni (Operações). Entre Sônia e Andréa, está Luiz Carlos Ramos, que entregou um prêmio ao Eduardo – uma caneca do Palmeiras, clube do qual é torcedor.
Os gestores da AELO, Mariangela Machado e Márcio Pascholati, também têm sido ativos no extenso e complexo projeto de idealização do “AELO Informa” e da materialização desta edição especial.
Eduardo Zorzenoni havia sido escalado, na quarta-feira, para ir à Gráfica Hawaí, no bairro de Vila Alpina, na Zona Leste, quinta-feira cedo, para retirar os 200 jornais. O sinal verde foi dado por Cíntia Holzel, agente de empresas gráficas. Ela enviou um WhatsApp à Andréa Leite, avisando que a Hawaí tinha aceitado o pedido de Luiz Carlos Ramos e da AELO para acelerar a impressão. As etapas anteriores do longo caminho do jornal haviam sido cumpridas com agilidade: na quinta-feira anterior, 29 de agosto, o diagramador Glauco Soares entregou o conteúdo de 24 páginas a Luiz Carlos, que fez a revisão e repassou o material ao presidente Caio Portugal, que logo enviou o OK de aprovação, liberando-o para Cíntia, que, em seguida, o encaminhou para a gráfica. Já no dia seguinte, 30, pela manhã, Luiz Carlos teve uma surpresa: em seu apartamento, recebeu da gráfica a prova integral do jornal. Examinou tudo, sorriu e deu o OK final para impressão.
Os primeiros dias da semana passada foram de expectativa na sede da AELO. Sim, havia dúvidas. Se a Hawaí levasse adiante nossa solicitação para impressão do “AELO Informa” até quinta-feira cedo, estariam garantidas a entrega de 200 jornais aos participantes do CDU e a rápida remessa dos demais exemplares aos leitores de todo o País, por meio dos Correios, uma tarefa coordenada por Andréa Leite. Caso contrário, a impressão ocorreria somente na sexta-feira, dia 6, ou no início desta semana, frustrando nossa expectativa.
Felizmente, deu tudo certo: Luiz Carlos Ramos, são-paulino há algumas décadas, agradece a toda a equipe da foto e revela que comprou a caneca do Palmeiras sem sentir dor no coração: foi para alguém que mereceu o presente, o Eduardo. Valeu! Estamos todos juntos! Que venha a edição n.º 120! E que seja mais leve.
Maurício Carrer, CEO e um dos fundadores da InstaCasa, assumiu o microfone do CDU, a convite de Caio Portugal, para relatar as mais recentes conquistas da sua empresa, cuja característica é fazer parcerias com empreendedores de loteamentos. Por meio do sistema, o comprador de lote pode ter acesso à construção da casa própria, escolhendo o projeto que melhor se adapte às suas ambições e aos seus recursos financeiros. A empresa conta com uma equipe de arquitetos especializados em idealizar os mais variados projetos para os clientes de loteadores. Vários membros da AELO se tornaram parceiros da InstaCasa em quase todas as regiões do Estado de São Paulo.
A InstaCasa já é bastante conhecida por membros do CDU, mas, desta vez, coube ao Maurício confirmar negociações com a Caixa Econômica Federal para que os inscritos no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida também tenham acesso a esse benefício.
A fala de Maurício Carrer também levou à apresentação de dois cases, o de Terras Santas e o Portal Lamis, em que a InstaCasa participa.
Mais informações:
e-mail: [email protected]
Telefone: (11) 99974-5991.
Gente que valoriza o CDU. Ângela Paiva, de São José dos Campos, uma das mais ativas delegadas da AELO, entidade em que é também membro do Conselho Consultivo, além de ser diretora Regional do Secovi-SP, prestigiou a reunião do dia 5, como integrante de uma autêntica delegação do Vale do Paraíba. Em 27 de agosto, ela havia visitado São Paulo para participar num painel sobre o Interior, na Convenção Secovi.
Ângela aparece no centro desta foto tirada por Calão Jorge; à esquerda de Ângela, seu sobrinho Gabriel Paiva; à direita, Elias Zitune, diretor de Assuntos Regionais da AELO e diretor do Grupo ZS Urbanismo, de constante presença no Vale. Nos extremos da foto estão, no lado esquerdo, a arquiteta Ruth Portugal, membro do Conselho Fiscal da AELO; no lado direito, Renata Paiva, irmã de Ângela; foi vereadora em São José e está sendo incentivada pela região a se candidatar a uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo em 2026.
Criado no ano 2000, o CDU une a AELO, o Secovi-SP e o SindusCon-SP em debates sobre loteamento e desenvolvimento urbano. Nos últimos 14 anos, consolidou sua condição de principal foro de troca de ideias sobre o setor, substituindo os eventos anuais Encontro de Loteadores do Estado de São Paulo, lançados nos anos 1980. O último Encontro ocorreu em 2010, na antiga sede do SindusCon-SP, na Rua Dona Veridiana, no bairro de Santa Cecília. Desde 2019, a AELO e o SindusCon-SP passaram a ter sedes no edifício-sede do Secovi-SP, o Milenum Centro de Convenções, atualmente também local das reuniões do CDU.
Esta foto tirada por Calão Jorge em 5 de setembro, dá uma clara ideia do interesse despertado pelo CDU. Mais de 200 pessoas estiveram no amplo salão do pavimento térreo do Milenium Centro de Convenções. Vários empreendedores vieram de suas cidades especialmente para acompanhar os debates, entre os quais José Eduardo Ferreira, fundador da AELO TAP, com sede em Uberlândia, reunindo mais de 60 municípios do Triângulo Mineiro e do Alto Paraíba. Osmar Sousa Barbosa, membro do Conselho Fiscal da AELO, empreendedor em Araras, no Interior paulista, também esteve lá. De Sertãozinho, na região de Ribeirão Preto, vieram Ricardo Pereira, fundador do Grupo Expandh, e seu braço direito, o filho Jorge Pereira Neto. Ao receberem seus exemplares novo “AELO Informa”, os dois ficaram felizes ao verificar que a página 21 é dedicada ao perfil do Expandh e à evolução de Sertãozinho. Pai e filho aproveitaram a viagem para trocar ideias com experientes empreendedores de São Paulo, como Ciro Scopel, presidente do Conselho Consultivo da AELO. Por sua vez, Ângela Paiva, de São José dos Campos, está numa nota específica deste boletim.
No centro desta foto, estão os presidentes da AELO: Ciro Scopel, do Conselho Consultivo, e Caio Portugal, da Diretoria. O encontro foi registrado por Calão Jorge, pouco antes do início da reunião do Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU) do dia 5.
Na extrema esquerda, aparece Clóvis Cabrino Júnior, delegado Regional da AELO em Campinas, que, na véspera do evento de São Paulo, deu entrevista ao vivo na Rádio CBN de Campinas, falando sobre as regras para aprovação de loteamentos, as diferenças entre os loteamentos abertos e os fechados, e alertou os ouvintes para os riscos de caírem no conto dos loteamentos clandestinos. A Prefeitura de Campinas foi, em maio de 2022, a primeira a homologar parceria com a AELO, em apoio à campanha Lote Legal.
Este e o link de acesso à entrevista de Cabrino:
https://youtu.be/9xvbZ9BL-oQ?si=fwQebvzcG4lcI-Vt
Na extrema direita da foto, aparece o mais conceituado advogado especializada em meio ambiente do Brasil: o Dr. Marcos Saes, cujas atividades se dividem entre Florianópolis, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Ele é diretor de Assuntos do Meio Ambiente da AELO e esteve no CDU para falar sobre APPs de Restingas. A participação de Saes será mostrada no boletim da próxima semana.
Convite Gratuito e Especial da
Universidade Corporativa Secovi-SP:
Encontro de Encerramento dos Cursos de Loteamentos 2024
Apresentação do empreendimento Bairro Planejado “BairrU das Cerejeiras”, em Guarapuava-PR, e da empresa BaiurrU Urbanismo, plataforma de desenvolvimento e crédito imobiliário com foco em bairros planejados e em empreendimentos horizontais.
TOTAL DE INSCRITOS NOS CURSOS DESTE ANO: 145 PESSOAS, DE 11 ESTADOS: BAHIA ▪ PERNAMBUCO ▪ GOIÁS ▪ MATO GROSSO ▪ SANTA CATARINA ▪ MINAS GERAIS ▪ PARANÁ ▪ RIO GRANDE DO SUL ▪ ALAGOAS ▪ AMAPÁ • SÃO PAULO + DISTRITO FEDERAL. PARTICIPAÇÃO DE ENTIDADES CIVIS E ENTES PÚBLICOS (GRAPROHAB/CONCESSIONÁRIAS/SECRETARIAS MUNICIPAL E ESTADUAL e 13 INSCRITOS DA CETESB (REGIONAIS DE SÃO PAULO, JUNDIAÍ, ARAÇATUBA, CAMPINAS, ITAPETININGA, LIMEIRA, MOGI MIRIM, TAUBATÉ e PIRACICABA).
O encerramento será hoje, 12 de setembro, às 19 horas, on-line, pela plataforma Zoom.
A professora Mariangela Machado, coordenadora dos Cursos, explica: “Além dos participantes dos Cursos, estendemos o convite aos profissionais de Desenvolvimento Urbano (desenvolvedores, loteadores, incorporadores, construtores, arquitetos, urbanistas, engenheiros, advogados, economistas, administradores, gestores, consultores, corretores, técnicos, servidores públicos e demais agentes do mercado imobiliário)”.
Neste encontro on-line, haverá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento de Bairros Planejados para a faixa de menor renda, com a apresentação da BairrU Urbanismo, empresa de desenvolvimento urbano sediada em Curitiba-PR, que atua na concepção de bairros inteligentes, mais vibrantes, sustentáveis e com harmonia ambiental. Vamos conhecer a história, experiências, aprendizados, desafios e boas práticas na idealização do Bairro Planejado “BairrU das Cerejeiras”.
Participe como convidado, via plataforma Zoom.
Programação:
Mariangela Machado – Coordenadora do Curso de Loteamentos, diretora de Associações em Loteamentos e Bairros Planejados do Secovi-SP, gestora da AELO (Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano), membro do Conselho de Administração da ADIT Brasil e da Comissão de Loteamentos e Comunidades Planejadas do Ibradim.
O papel das instituições Secovi-SP e AELO
Caio Carmona Portugal – Vice-presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Secovi-SP e presidente da Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO).
Apresentação da BairrU Urbanismo e do Case “BairrU das Cerejeiras”
Luciano Borghesi Filho – Sócio-proprietário da DRTZ - Estratégia de Produto Imobiliário e docente da Universidade Corporativa Secovi-SP.
Fernando Bau – Engenheiro Civil e CEO da BairrU Urbanismo.
Yasmin de Nadai– Arquiteta e urbanista e gerente de Produto da BairrU.
Link de inscrições:
PARA SE INSCREVER, COMO CORTESIA, CLIQUE AQUI
AELO: (11) 3289-1788 www.aelo.com.br
Rua Dr. Bacelar, 1043 – 3º andar
Vila Clementino, São Paulo – SP
CEP: 04026-002
Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com mais informações para que você possa se tornar um associado.
Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com você para mais detalhes.