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AeloOn

Informativo Periódico

AELO – Boletim Informativo 1.027

Ano 24
Nº 1.027
São Paulo
28/02/2025

Neste mês, a eleição na AELO e o CDU

Março chegou! As comemorações pelo 44.º aniversário da AELO terminaram, assim como os capítulos da história da entidade que o AELO ON mostrou nas quatro semanas de fevereiro. O Carnaval também já passou. Em Brasília, Senado e Câmara dos Deputados estão com novos presidentes. O ambiente político no País está tão quente quanto os dias de verão. E o presidente da República recorre ao marketing para tentar reverter a queda de popularidade: anunciou facilidades para o saque do FGTS para os trabalhadores e fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, em 24 de fevereiro, para exaltar, sem novidades, dois programas sociais do governo federal. 

O mês de março apresenta agenda movimentada no setor de loteamento e desenvolvimento urbano. Nesta semana, a AELO começou a preparar as eleições para o biênio 2025-2027. Informações sobre o pleito, divulgadas em 24 de fevereiro, ocupam destaque neste boletim, que, de modo excepcional, circula numa sexta-feira, dia 7, e não na quinta-feira – efeito dos dias de Carnaval.

Os associados em dia com seus compromissos na entidade estão convocados a votar, em 27 de março: de modo presencial, na sede da entidade, em São Paulo, ou pelo sistema on-line.

Vale ressaltar que, em 24 de fevereiro, a sede da AELO também divulgou essas informações aos associados por meio da plataforma Associatec.

Igualmente no dia 27 de março, o Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU) – AELO, Secovi-SP e SindusCon-SP – realiza sua primeira reunião do ano. Será das 12h30 às 14h30, de modo híbrido, pelo qual os inscritos podem optar pelo presencial ou pelo on-line, plataforma Zoom. A AELO enviou aos associados o template de acesso às inscrições. A pauta do encontro está sendo preparada.

Edital de convocação e o link para votação

Aqui está o Edital de Convocação para a Assembleia Geral Ordinária Híbrida da AELO de 27 de março de 2025, com todos os detalhes sobre a forma de os associados emitirem seus votos no pleito. O Edital foi assinado pelo presidente Caio Portugal em 24 de fevereiro.

 

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA HÍBRIDA DE 27 DE MARÇO DE 2025

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Diretor Presidente da Diretoria Executiva, Caio Carmona Cesar Portugal, vem convocar as Associadas da AELO– ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DE LOTEAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO, em atendimento ao Estatuto Social em seu Capítulo VII, a participar e votar na Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 27/03/2025, em 1ª convocação com no mínimo 1/3 das Associadas, às 14h45, e, em 2ª convocação com qualquer número de Associadas, às 15h00.

Durante o momento deliberativo da Assembleia, a votação deverá se dar na forma presencial na Rua Bacelar, no. 1043, Vila Clementino, Capital – SP, ou por meio eletrônico, através da plataforma Zoom, pelo link https://us06web.zoom.us/j/82264605016.

A AGE e a AGO serão realizadas no mesmo link.

Sendo escolhida a participação e a manifestação dos votos na forma virtual, deverá ser exigida a identificação nominal dos votantes e o registro dos votos deverá ser feito de forma individual, com uso do recurso “Chat” dessa plataforma ou mesmo expressa verbalmente em vídeo.

ORDEM DO DIA  

  1. Apresentação e Deliberação referente à movimentação financeira do exercício encerrado em 31/12/2024, após realização do Balanço Patrimonial, o Demonstrativo das Receitas e Despesas e a apuração do Resultado Financeiro, com o parecer do Conselho Fiscal (Capítulo IX – Das Receitas e Despesas, Artigo 20, parágrafo 2º);
  2. Apresentação da Proposta Orçamentária para o próximo exercício, cuja competência de definição é do Conselho Consultivo, conforme Capítulo IV – Do Conselho Consultivo, Artigo 12º, Parágrafo 1º, Item “a”, e também do estabelecimento do valor da taxa de admissão e das contribuições das Associadas e de sua forma de pagamento e atualizações, de competência da Diretoria Executiva, conforme Capítulo V, Artigo 11º, Item “f”. 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

    1. As Associadas far-se-ão representar nas Assembleias Gerais por seus representantes indicados no ato de sua inscrição no quadro Associativo, ou por outra pessoa devidamente credenciada por procuração, em atendimento ao Estatuto Social, Capítulo VII, Artigo 15º.
    2. Em atendimento ao Estatuto Social, Capítulo III, Artigo 5º., inciso “c”, as Associadas somente poderão votar e serem votadas nas Assembleias Gerais, se em dia com as suas contribuições sociais.                                                                                                                                                                                          Com o objetivo de garantir às Associadas o direito de voto nesta Assembleia Geral, a regularização das obrigações associativas inadimplidas deverá se dar até o dia 24 de Março/2025, ou seja, 3 (três) dias antes da realização desta Assembleia, bastando entrar em contato com a área administrativa da AELO, através do e-mail [email protected] ou pelo fone (11) 3289-1788.

No CDU, temas que vão movimentar 2025

A pauta da primeira reunião do Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU) em 2025 está sendo preparada pelo coordenador, Caio Portugal, também presidente da AELO e vice-presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Secovi-SP. Serão focalizados vários temas que deverão movimentar o setor nos próximos meses.

A reunião híbrida será em 27 de março, das 12h30 às 14h30, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo. A assessora das Vice-Presidências do Secovi-SP, Elaine Teixeira, já enviou a convocação aos membros do CDU. A sede da AELO, paralelamente, expediu template aos associados da entidade, indicando as opções para inscrição.

Esta foto foi tirada por Calão Jorge na abertura da última reunião do CDU de 2024, realizada em 5 de dezembro. Caio Portugal fez os primeiros comentários, analisando os embates das entidades do setor imobiliário e da construção por uma reforma tributária justa. À direita de Caio, surge o presidente executivo CEO do Secovi-SP, Ely Wertheim. À esquerda, o presidente do Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo (Graprohab), Lacir Ferreira Baldusco.

Amanhã, Dia da Mulher. Viva a AELO Mulher!

Amanhã, 8 de março, será comemorado o Dia Internacional da Mulher. O AELO ON se associa às homenagens a todas as mulheres do mundo e destaca, aqui, quatro associadas da AELO, valentes empreendedoras, que simbolizam todas as demais mulheres dedicadas à evolução das cidades do Brasil.

Ângela Paiva Fernandes

Diretora da empresa Urbavale Construtora e Imobiliária, de São José dos Campos-SP, é delegada Regional da AELO e diretora do Secovi-SP em sua cidade, no Vale do Paraíba. É também membro do Conselho Consultivo da AELO.

Ceci Soares Krähenbühl Piccina

Diretora da empresa Consurb Empreendimentos Imobiliários, de São Paulo-SP, é membro do Conselho Fiscal da AELO e atua também no Secovi-SP e no Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU).

Ruth Portugal

Sócia-diretora da empresa GP Desenvolvimento Urbano, de Vargem Grande Paulista, na região metropolitana de São Paulo, é membro do Conselho Fiscal da AELO e participa de grupos de trabalho no CDU.

Marina Caramaschi

Sócia da AC2M Empreendimentos Imobiliários, de Bragança Paulista-SP. Foto do CDU de 4 de dezembro de 2023: Marina e seu pai, Ayrton Caramaschi, diretor da empresa, recebem o Selo de Regularidade de Aprovação da AELO, entregue por Caio Portugal.

Seminário do SindusCon-SP: reurbanização

Foi um sucesso o evento híbrido organizado pelo SindusCon-SP em 20 de fevereiro, com apoio da AELO. Os avanços do retrofit de edifícios e da urbanização das áreas centrais das cidades, assim como oportunidades que se abrem em São Paulo e outras metrópoles, foram a essência do Seminário Internacional de Reurbanização e Retrofit, que lotou o auditório do Milenium Centro de Convenções (foto). O edifício concentra as sedes do Secovi-SP, AELO, SindusCon-SP, FIABCI Brasil e ADIT Brasil.

Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, abriu o evento. Ele firmou: “A reurbanização de áreas deterioradas e a revitalização de edifícios antigos é um sucesso nas principais capitais do mundo. A recuperação da vitalidade de nossos centros e edificações pode ser feita com o aproveitamento da infraestrutura já existente. Com isso, proporcionamos novas opções de habitação, com muita sustentabilidade”.

Estefan destacou que a Prefeitura de São Paulo está comprometida com a revitalização do centro da cidade, assim como o governo estadual com o Novo Centro Administrativo.

Rodrigo Goulart, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, destacou os avanços da revitalização dos centros urbanos e afirmou que o mesmo está sendo bem feito e será ainda mais ampliado na capital paulista.

Marcos Gavião, diretor adjunto de Imobiliário do SindusCon-SP, afirmou em sua apresentação que o auditório lotado nesse evento comprova a prioridade da necessidade de revitalização do centro de São Paulo. Mostrou os equipamentos modernos e os edifícios revitalizados, e afirmou que, apesar de já se ter avançado em muitas iniciativas, há muito o que realizar ainda. Houve 76 lançamentos no período da Operação Urbana nos últimos 20 anos, e mais será feito. Comentou que a escala da área central de Bilbao se compara à de São Paulo, podendo a capital paulista se inspirar em ações realizadas naquela cidade espanhola.

Bilbao, na Espanha: mudanças de sucesso

Ibon Areso (foto), ex-prefeito de Bilbao, focalizou em sua apresentação, no seminário do SindusCon-SP, em São Paulo, detalhes do sucesso de reurbanização da cidade situada na região dos Países Bascos, no Nordeste da Espanha. 

“Mineração, siderurgia e construção naval eram as principais atividades, que entraram em decadência na década de 70, gerando alto nível de desemprego, marginalidade e degradação ambiental. Mudar a localização do porto permitiu fazer a cidade volta a olhar para o Rio Nervion, transformar as áreas abandonadas em regiões de oportunidades, encontrar o nicho de turismo para uma cidade de congressos e eventos com oferta de produtos culturais como museus. Para tanto, são imprescindíveis as parcerias entre o setor público e o privado”.

A Fundação Guggenheim, com moderno museu, chegou em 1994. Passagens ferroviárias foram eliminadas, todas as bordas do rio foram transformadas em calçadões, e edifícios residenciais começaram a ser construídos com vista para o rio, que foi despoluído e hoje tem mais de 50 espécies de peixes diferentes e abriga atividades esportivas. Um parque substituiu uma estação ferroviária de mercadorias, que foi transferida para fora do centro. O metrô e o veículo leve sobre trilhos foram implantados, e um terminal marítimo para receber navios de turistas, construído. Retrofits foram realizados para a construção de centro cultural, biblioteca. No lugar de antigos quartéis militares, construíram-se novos edifícios. Estacionamentos subterrâneos foram edificados para possibilitar calçadões. Carros só podem entrar até as 10h no centro histórico, que se transformou num enorme calçadão. Eventos e congressos se expandiram, o turismo explodiu a indústria hoteleira aumentou consideravelmente. Um parque tecnológico foi construído fora do centro, com novas residências próximas e opções culturais de lazer. Um cinturão verde com regiões para piquenique circunda a cidade”.

Ibon Areso disse que, para a sobrevivência das indústrias em Bilbao, houve uma grande ajuda financeira por parte do governo basco e do governo espanhol na crise. Posteriormente, as indústrias substituíram trabalhadores por tecnologia, também recebendo financiamentos públicos, ou financiamentos privados com garantia do governo, como no caso do traslado do porto. Montaram-se “pacotes” de estacionamentos para concessão, misturando os mais com os menos rentáveis. A tarifa de água aumentou para possibilitar a despoluição do rio, com maior peso sobre as contas de quem poluía. O terreno para o Museu Guggenheim foi cedido e o financiamento, compartilhado pelos governos basco e espanhol. O retorno se deu pelo aumento da arrecadação em cinco anos.

Iniciativas do Poder Público

As iniciativas de revitalização da área central de São Paulo foram comentadas por Elisabete França, secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento. Em sua apresentação, destacou a importância de o centro da capital ser valorizado pela população, a despeito dos problemas de segurança. Hoje há 3,6 milhões de metros quadrados de estoque de potencial construtivo. Ela defendeu que sejam atraídas famílias de baixa, mas também de média rendas. A Prefeitura estuda como tornar as ruas da região central mais agradáveis de se caminhar. A legislação trouxe mais incentivos para quem quiser construir na região. “Com seus diversos benefícios, a Lei do Requalifica Centro tem conseguido bons resultados em incentivar os retrofits”, afirmou Elisabete.

De acordo com a secretária, o Requalifica demanda análise diferenciada dos projetos e, a pedido do prefeito, essa análise será modernizada e simplificada. Foram 21 empreendimentos aprovados, no total de cerca de 2 mil unidades. A Prefeitura disponibilizou até R$ 1 bilhão em subvenções para retrofit de imóveis para várias tipologias. Também serão incentivadas reformas de fachadas em prédios emblemáticos como o Copan. De 2021 para cá, foram aprovados 236 alvarás de execução, para a construção de 32,2 mil unidades, o que deve trazer cerca de 100 mil moradores para a região.

O experiente Guilherme Afif Domingos, secretário de Estado de Projetos Estratégicos, mostrou em sua apresentação o projeto de governo estadual do Novo Centro Administrativo do Estado no bairro de Campos Elíseos, o primeiro bairro planejado da área central de São Paulo: “Será edificada uma esplanada de secretarias com o Palácio dos Campos Elíseos ao fundo, trazendo 22 mil funcionários públicos para trabalharem no local. O projeto vencedor foi o escritório de arquitetura Ópera 4. Todos os prédios serão com fachada ativa, permitindo a fruição pela população. O concessionário irá construir e administrar os prédios e fazer o retrofit de oito edificações tombadas, que serão transformadas em equipamentos de apoio”. De acordo com Afif, haverá um centro de convenções e teatro com capacidade para 1.800 pessoas. Está em curso a consulta pública. O lançamento do edital e a adjudicação deverão acontecer no segundo trimestre de 2025 e o contrato será assinado no quarto trimestre.

Debates

Participaram da sessão de debates Marcos Gavião, Guilherme Afif Domingos, Elisabete França, Ibon Areso e Paulo Amaral, superintendente Executivo da Caixa Econômica Federal, com moderação de Rodrigo von, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP.

Rodrigo von comentou que hoje há vontade e alinhamentos políticos, investidores, legislação, empreendedores “heróis” e financiamento para revitalizar o centro urbano. A uma indagação sua, Elisabete França afirmou ser desejável a constituição de um balcão único para a aprovação de retofits. Paulo Amaral disse que, de dois anos para cá, a análise de financiamento para retrofit leva apenas de 45 a 60 dias, e com os mesmos recursos do ano passado. “Estamos prontos para tocar a operação de retrofit em São Paulo”, destacou.

A uma indagação de Estefan, Afif Domingos destacou que o governo já sente uma grande mudança na segurança do centro. Segundo ele, todos os bares e equipamentos culturais estão lotados na sexta-feira à noite. Entretanto, ainda se ressente do que chamou de cultura de proteção ao crime, traduzida por suspeitos soltos nas audiências de custódio. Acrescentou que São Paulo tem orla ferroviária. Se os trilhos forem enterrados, a área dos galpões abandonados pode abrir espaço para 250 mil moradores na área do centro expandido. E disse que a Favela do Moinho será extinta; no seu terreno, se criará um parque e uma estação ferroviária.

Financiamentos

Reinaldo Mazzocato, gerente de Clientes e Negócios da Gerência Nacional de Habitação Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, anunciou em sua apresentação uma nova modalidade de financiamento para retrofit, com as seguintes novidades: financiamento para o comprador dos valores do terreno mais o do imóvel original no FGTS, SBPE e Recursos Livre; antecipação de até 50% do valor do financiamento e liberação do valor da fração ideal do valor do terreno mais o do imóvel original. Colocou-se à disposição para receber sugestões e críticas. Ele ainda mostrou que as unidades habitacionais revitalizadas no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida serão consideradas como novas, tendo direito aos financiamentos do FGTS. Disse que a Caixa pretende ser a grande parceira do município e do Estado de São Paulo no retrofit. Mostrou cases de financiamento com recursos de mercado e do FGTS para o retrofit, e disse que a instituição colocará em prateleira produtos para todos os tipos de revitalização.

Falta só um mês para o 100.º ENIC. Participe!

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresenta a programação do 100.º Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC), programado para 8 e 11 de abril, em conjunto com a Feicon, no pavilhão 8 do São Paulo Expo, moderno parque de exposições situado ao lado do início da Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo. 

A pauta internacional marca a centésima edição do mais longevo e importante evento técnico do setor, que oferecerá experiências inéditas e marcantes aos participantes: com mais de 50 painéis, o ENIC 100 trará mais uma oportunidade de atualização profissional, relacionamento e debate dos temas estratégicos da indústria da construção. O evento é 100% gratuito. 

Conheça a programação do ENIC 100 

O Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) é uma realização da CBIC, em parceria com a RX | FEICON e correalização com SESI e SENAI. O evento, com apoio de várias entidades, entre as quais a AELO, conta com o patrocínio da Sant-Gobain, no Hub de Sustentabilidade; do Sebrae Nacional, no Hub de Inovação, e da Mútua, no Hub de Tecnologia. Além disso, conta ainda com os patrocinadores Itacer; Senior; Brain; Esaf; One; Agilean; Exxata; Konstroi; Mais Controle; Penetron; Seu Manual; Totvs; Zigurat

O ENIC 100 será um marco histórico para o setor e trará debates organizados em quatro trilhas de conteúdo: inovação, tecnologia, sustentabilidade e internacional. Fruto de curadoria das nove comissões técnicas da CBIC, a programação percorrerá a agenda estratégica da construção, mobilizando especialistas em diversas áreas, autoridades e tomadores de decisão nos três Poderes, empresários e profissionais do setor. Também serão recebidos especialistas internacionais, reforçando a trajetória de um evento consagrado como espaço de atualização e estímulo à modernização da construção e mercado imobiliário brasileiros. 

Oferecidas também em uma arena de conteúdo, as temáticas foram cuidadosamente selecionadas para atender às principais demandas do setor e preparar os profissionais para os desafios e oportunidades do futuro. Imperdível, a programação envolve, ainda, experiências inéditas, pensadas para estimular e demonstrar o futuro da construção. 

“O ENIC 100 representa um marco para a CBIC e uma oportunidade para reunir a indústria da construção em torno dos temas mais impactantes para o setor”, avalia Danielle Guimarães, gerente de projetos da CBIC. “Por meio dessa escuta ativa, fortalecemos parcerias e desenvolvemos projetos estratégicos que contribuem para a competitividade e o ambiente de negócios do setor. Nosso foco vai desde desafios urgentes, como a qualificação da mão de obra, até a democratização do acesso a novas tecnologias e inovações, beneficiando empresas de todos os portes”, disse.  

Guimarães destaca a pauta internacional como evolução estratégica do ENIC, maior e mais importante evento técnico da construção brasileira. “Reforçar a integração internacional, que pauta a atuação da CBIC, engrandece o que já era um evento emblemático. Os participantes podem esperar por dias de muito aprendizado e troca de experiências relevante”. Além disso, pontuou, a parceria com a FEICON amplia as oportunidades de atualização profissional, trazendo tendências e novidades em uma feira consagrada. 

As inscrições para o ENIC 100 já estão abertas. Não perca a oportunidade de participar deste encontro estratégico e se atualizar sobre as tendências e inovações que vão moldar o futuro da construção civil.

Participe!

É só acessar:

https://cbic.org.br/enic/100/

Campinas mostra planos a 12 instituições

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, reeleito em outubro de 2024, reuniu-se com representantes de 12 instituições do setor imobiliário, da indústria e do comércio, em 23 de janeiro, para apresentar novos projetos e desafios para 2025. O delegado Regional da AELO em Campinas, Clóvis Cabrino Júnior, participou do encontro. Ele aparece ao lado do prefeito, no centro desta foto do grupo, tirada no alto do Edifício Princesa de Gales. Ao fundo uma magnífica vista de Campinas – o terceiro mais populoso município paulista (atrás de São Paulo e de Guarulhos).

As instituições presentes no diálogo com o prefeito Saadi são: AELO, Secovi-SP, SindusCon-SP, Confrabusiness, AsBEA, Avança Campinas, CIESP, Habicamp, IAB Núcleo Campinas, Pró-Urbe, Sescon, Sindilojas e Sindivarejista.

Em seu texto oficial, a Prefeitura de Campinas explicou que foram debatidos vários temas relevantes e urgentes do setor, que deverão ter desdobramentos neste ano, como: outorga onerosa, revisão da Lei nº 208/2018, Mapa de Valores e Alíquotas – IPTU, revitalização e ocupação do centro de Campinas, Plano de Manejo de APA, Alvará de Execução e vencimento com a obra em andamento.

Pesquisa realizada pelo Secovi-SP e pela empresa Brain Inteligência Estratégica em 41 cidades do Estado de São Paulo apontou aumento de 29,5% no número de lançamentos de imóveis em Campinas e região de janeiro a setembro de 2024, comparado a igual período de 2023. Nos nove meses analisados, foram lançadas 9.062 unidades, frente às 7 mil unidades registradas de janeiro a setembro do ano anterior.

A região Campinas ficou no ranking das cinco cidades que mais lançaram imóveis no terceiro trimestre, com um total de 2.279 unidades.

Além disso, de acordo com as últimas pesquisas trimestrais do Mercado de Loteamentos do Estado de São Paulo, que a Brain conduz em parceria com o Secovi-SP e a AELO, a região de Campinas permanece em primeiro lugar entre as regiões do Estado com números mais expressivos em lançamentos e em comercialização de lotes.

A Prefeitura de Campinas, que apoia a campanha Lote Legal, da AELO, de combate aos loteamentos clandestinos desde maio de 2022, tem reforçado a vigilância em seu território para detectar ilegalidades. A boa notícia é a de que casos de clandestinidade vêm sendo raras.

Loteadora do Paraná contesta suspeitas

O município de Francisco Beltrão (cerca de 97 mil habitantes), situado no Sudoeste do Paraná, perto de Foz do Iguaçu e das Três Fronteiras, divulgou um episódio interessante, que tem tudo a ver com a luta da campanha Lote Legal, da AELO.

O “Jornal de Beltrão” publicou, em 19 de fevereiro, texto de explicações sobre um loteamento implantado na cidade. E o assunto ocupou espaço também na emissora de rádio local.

Por ser um caso curioso, o boletim AELO ON reproduz, a seguir, sem tomar partido, o texto daquele jornal.

Título da matéria: 

“Karam Araújo Empreendimentos – Empresário faz esclarecimentos sobre o Loteamento Santa Fé, próximo ao aeroporto”.

 

Texto: 

Sábado pela manhã, dia 15, no programa Beltrão no Ar, da Rádio Educadora FM (96,3), apresentado por Luiz Carlos Baggio e Arion Cavalheiro, os empresários Aramis Karam de Araujo e Lucas Karam de Araujo, da Karam Araujo Empreendimentos Imobiliários, fizeram questão de fazer esclarecimentos sobre o Loteamento Santa Fé, que fica próximo ao Aeroporto Municipal Paulo Abdala, de Francisco Beltrão.

Aramis Karam de Araújo explicou: “Às vezes as coisas acontecem de uma forma que acaba misturando as ideias, então por isso precisamos esclarecer. Até pela proximidade dos locais. Nós temos um loteamento nas proximidades do Aeroporto Municipal, que se chama Loteamento Santa Fé, que foi feito dentro de todas as regras, de todas as leis, levamos muitos anos pra aprovar ele 100%, de acordo com todas as exigências legais. E esse loteamento já está aprovado e já tem matrícula há mais de dois anos, ou seja, se alguém quiser comprar um lote hoje e nós concordarmos em vender, podemos fazer a matrícula e a pessoa já pode transferir na mesma hora e já pode começar a construir. Isso tem que ficar claro para a população. Essa semana nós fomos alvos de algumas indagações do tipo: ‘ah, tinha algum problema com o loteamento de vocês?’ Então, não era o nosso loteamento. Na verdade, nós estamos lá do outro lado da Rua Abdul Phollmann”.

Aramis, procura deixar claro que a recomendação do Ministério Público de anular os leilões em terrenos que já haviam sido vendidos é no loteamento do atual aeroporto, e não no empreendimento da família Karam Araujo. Ele dá mais informações: “Se até agora a gente não tinha feito um lançamento de vendas para incrementar a comercialização é porque nós achávamos que ainda não era o momento”.

“Quem nos conhece, a nossa família, sabe que a nossa forma de ser sempre foi dentro da legalidade e do cumprimento de regras”, afirmou Aramis. “Nós temos dentro do Loteamento Santa Fé o Condomínio Santa Fé, que é um condomínio fechado, que também foi o primeiro aqui da cidade. Um dos lotes de dentro do condomínio foi totalmente financiado pela Caixa Econômica Federal. E, para conseguir financiar, tem que estar tudo legalizado. Então já temos provas que está tudo OK no loteamento. Estávamos esperando uma maior valorização. E a cidade, tendo esse desenvolvimento que está tendo, acreditamos que estamos fazendo uma aposta no futuro”.

Aramis Karam de Araújo conclui as explicações: “Então só nos cabe esclarecer que o nosso loteamento é 100% regularizado. Aliás, ele foi exemplo aqui na cidade, no manejo das águas. Nós fizemos toda a infraestrutura com lagoas de contenção, para não ir excesso de água para os bairros abaixo do nosso loteamento, nós somos pioneiros nesse tipo de tecnologia aqui em Francisco Beltrão, e que deu muito certo”.

Em 15 de fevereiro, Aramis Karam de Araújo foi aos estúdios da Rádio Educadora FM, de Francisco Beltrão, para apresentar explicações sobre o seu empreendimento. Esta foto foi tirada por Rodrigo Sagiorato, da Rádio Educadora FM.

Este é o texto divulgado pela Rádio Educadora:

Aramis Karam de Araujo faz questão de enfatizar que o loteamento da família está tudo legalizado, para não haver confusão com os terrenos leiloados pela Prefeitura de Francisco Beltrão no Aeroporto Paulo Abdala.

Programa Beltrão no Ar, da Rádio Educadora FM, sábado, dia 15 de fevereiro, pela manhã. Na foto, aparecem Lucas Karam de Araujo, Arion Cavalheiro, Aramis Karam de Araujo e Luiz Carlos Baggio.

O AELO ON explica que essa iniciativa da empresa imobiliária junto à emissora de Rádio acabou originando a reportagem publicada pelo “Jornal de Beltrão”, aqui reproduzida.

 

AELO: (11) 3289-1788        www.aelo.com.br

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