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A AELO combate de forma ampla e rigorosa os chamados loteadores clandestinos.
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Uma vez que já entramos em fevereiro, é hora de começar festejar os 44 anos da AELO. Fundada em 24 de fevereiro de 1981, em São Paulo, a Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO) tem inúmeros motivos para comemorar esse aniversário. Ao longo de quatro décadas e meia, nossa entidade tem lutado muito, desde os dirigentes pioneiros, e conquistou vitórias expressivas.
A partir desta semana, até o dia 24, estaremos festejando, junto às mais de mil empresas que se unem a AELO como associadas. A união de forças colabora para uma evolução ainda maior desta entidade de âmbito nacional, presente em 21 Estados. Desde 2018, a nossa logomarca é verde e amarela.
Quando se fala nas conquistas do atual momento, não podem ser deixadas de lado as lutas dos dirigentes pioneiros. Assim, o momento é de festa, mas também de homenagens a todos os presidentes da AELO, e às suas diretorias, desde Luiz Caldin, o primeiro a assumir o cargo.
Graças a uma perfeita sintonia entre a Diretoria da AELO, os Conselhos Consultivo e Fiscal, a Assessoria de Comunicação da entidade e a Agência 6P de Marketing e Propaganda, chegamos a um projeto capaz de marcar a “AELO, 44 anos”.
Muita gente está participando do projeto, que, na verdade, surgiu a partir de uma sugestão das jovens publicitárias Luciene Francisco e Bianca Ferreira, da 6P, agência que desde junho de 2023 vem sendo uma criativa parceira da AELO. Nossa comunicação, hoje, está mais dinâmica e mais moderna, sem abandonar a fidelidade a uma linha editorial essencialmente jornalística.
Três semanas atrás, Bianca enviou mensagem ao diretor de Relações Institucionais da AELO, Jorgito Donadelli, e ao assessor de Comunicação, jornalista Luiz Carlos Ramos, com uma proposta: “Aqui na 6P, estamos pensando em produzir uma série de quatro vídeos semanais para as mídias sociais, em comemoração aos 44 anos da AELO. Cada vídeo focalizará 11 fatos importantes da história da AELO. Um vídeo por semana.
Vocês estão de acordo?”
Jorgito Donadelli, representando a posição de toda a Diretoria, gostou da ideia e quis ouvir a opinião de Luiz Carlos, que, por sua vez, deu um entusiasmado “sim”. Imediatamente, a 6P começou a trabalhar no visual dos quatro vídeos, cabendo a Luiz Carlos Ramos, como jornalista em atividade na AELO nos últimos 23 anos, a tarefa de selecionar os 44 fatos e ilustrações e submeter à análise do presidente Caio Portugal e do diretor Jorgito.
O resultado começou a ser mostrado ao público na segunda-feira, 3 de fevereiro, em que foi lançado o primeiro vídeo, e prossegue nesta edição do boletim “AELO ON”. Aproveitando a essência dos 44 fatos indicados à 6P, Luiz Carlos ampliou, nos últimos dias, seus textos escritos sobre cada um deles. Assim, são focalizados, na abertura do boletim de hoje, os 11 presidentes da história da AELO.
Na próxima edição, em 13 de fevereiro, tem mais. E também nas edições dos dias 20 e 27.
No entanto, não só de festas vivem a AELO e o boletim. Esta edição chega aos leitores com extensa cobertura do primeiro grande evento de 2025, organizado em 30 de janeiro pelas entidades parceiras AELO, Secovi-SP e SindusCon-SP: a apresentação dos planos da agora desestatizada Sabesp para o saneamento básico no Estado de São Paulo. As seis notas da cobertura do evento foram produzidas pelos jornalistas Luiz Carlos Ramos (textos) e Calão Jorge (fotos).
Esta foto, tirada em 18 de março de 2019, mostra o presidente Caio Portugal na sede da AELO, alguns minutos depois de ter sido reeleito, mais uma vez, para o cargo que ocupa desde março de 2011.
O cenário tem tudo a ver com os 44 anos da AELO. Ao lado de Caio, aparece a Galeria dos Presidentes, com as fotos dos dez dirigentes que ocuparam o cargo de 1981 a 2011. Da esquerda para a direita, o quadro de Flavio Amary, o mais recente presidente (2009-2011), até o de Luiz Caldin, o primeiro (1981-1982). Caldin foi sucedido, pela ordem, por Lelivaldo Benedicto Marques, Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque, Edgar de Souza, Maurício Pereira Scopel, Carlos De Gióia, Sérgio Guimarães Pereira, Roland Philipp Malimpensa, Luiz Eduardo de Oliveira Camargo e Flavio Amary.
Caio Portugal, que assumiu cargos na AELO pela primeira vez em 1991, paralelamente às orientações recebidas nas aulas do saudoso professor Vicente C. Amadei (1932-2010), está longe de ser centralizador: costuma ouvir as opiniões dos demais membros da Diretoria e dos Conselhos Consultivo e Fiscal, respeitando as respectivas especialidades.
Além de agradecer à atual equipe de trabalho, Caio faz questão de homenagear os dirigentes pioneiros de 44 anos atrás, assim como os que o antecederam no cargo: “Todos nós, da Diretoria e dos Conselhos, aprendemos com aqueles dirigentes idealistas que nos precederam”.
Em 44 anos de existência, a AELO elegeu 11 presidentes, todos eles de grande importância para as atividades das empresas de loteamento e desenvolvimento urbano em São Paulo e no Brasil. Sem desprezar o papel de cada um dos demais presidentes, o jornalista Luiz Carlos Ramos decidiu ilustrar esta nota do boletim com uma foto de 1990 em que aparece o saudoso presidente Maurício Pereira Scopel (1989-1993).
Maurício Scopel está à direita, abraçando Geraldo Portugal num encontro de vários pioneiros da entidade, entre os quais Antônio Scopel, de terno claro, à esquerda. Antônio, gaúcho, pai de Maurício, foi o fundador da empresa Scopel, em São Paulo. Por sua vez, Geraldo fundou a empresa GP Desenvolvimento Urbano, em que continua em atividade, ao lado dos filhos Caio Portugal e Ruth Portugal, seus sócios.
Por que Scopel é aqui destacado? Porque sua gestão de quatro anos foi fundamental para duas conquistas da AELO, em 1991, que continuam produzindo efeitos positivos: a criação do inovador Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (Graprohab) pelo Governo do Estado de São Paulo e o lançamento do programa de cursos específicos de loteamento, a cargo do professor Vicente C. Amadei (1932-2020), que os coordenou por 30 anos, preparando milhares de especialistas.
Diante de seu sucesso, Maurício Scopel havia sido reeleito em 1993, mas, alguns dias depois, sofreu um grave acidente automobilístico, que o afastou de suas atividades. A presidência passou a ser ocupada por Carlos De Gióia (1993-1997). Maurício faleceu em 2016. Seus irmãos Ciro e Eduardo conduzem a empresa. Ciro Pereira Scopel é presidente do Conselho Consultivo da AELO.
Aqui está a Linha do Tempo com os 11 presidentes:
1 – No dia de sua fundação, 24 de fevereiro de 1981, em São Paulo, a AELO elegeu seu primeiro presidente, Luiz Caldin, imediatamente. Coube a Caldin instalar a então Associação dos Empresários de Loteamento do Estado de São Paulo. Com base no seu contínuo crescimento, a entidade mudou de nome várias vezes, nas três primeiras décadas. Caldin ficou no cargo até 1982.
2 – Lelivaldo Benedicto Marques (1982) registrou novos associados, principalmente do Interior de São Paulo. Sua gestão durou apenas 7 meses. Ele se demitiu para ser diretor de uma empresa.
3 – Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque (1982-1986), professor na FGV-SP, lançou os Encontros de Loteadores, realizados no auditório da Federação do Comércio do Estado de São Paulo. Os Encontros é que deram origem, em 2000, ao Comitê de Desenvolvimento Urbano (AELO, Secovi-SP e SindusCon-SP). O boletim “AELO Informa” também foi lançado na gestão de Marcos Cintra.
4 – Edgar de Souza (1986-1987): comandou mudanças no estatuto e no nome da AELO, que passou a ser Associação as Empresas de Loteamentos do Estado de São Paulo.
5 – Maurício Pereira Scopel (1987-1993) fortaleceu a AELO e inspirou o Governo de São Paulo a criar o inovador Graprohab, em 1991. A base do texto do decreto governamental foi redigida por ele, pelo professor Vicente C. Amadei (1932-2020) e pelo advogado Ronaldo Lucas Brani. No mesmo ano, também por conta de Amadei, a AELO criou os cursos de loteamento, sob o incentivo de Maurício. A iniciativa persiste até hoje, com sucesso.
6 – Carlos De Gióia (1993-1997). Diante do repentino afastamento de Maurício Scopel, vítima de acidente automobilístico, a presidência da AELO foi assumida pelo 1.º vice-presidente, o advogado De Gióia. Nesse período, ampliou-se a adesão de empresas de outros Estados ao quadro de associados da AELO.
7 – Sérgio Guimarães Pereira Júnior (1997-2001) instalou a sede da AELO em duas salas alugadas num prédio na esquina da Avenida Paulista com a Avenida Brigadeiro Luiz Antônio. Sérgio transformou o “AELO Informa” em jornal e criou o serviço Disque-Denúncia de combate a loteamentos clandestinos.
8 – Roland Philipp Malimpensa (2001-2005) e sua Diretoria rechaçaram a criação de uma entidade paralela em São Paulo e lançaram o Selo de Regularidade de Aprovação como incentivo à qualidade dos projetos de loteamentos. Foram aprimorados os canais de comunicação, com a chegada do jornalista Luiz Carlos Ramos. Então, o jornal “AELO Informa” ampliou o número de páginas, o portal da AELO na internet foi reformado e houve o lançamento do boletim on-line semanal, que em junho de 2023 tornou-se AELO ON e que completou 1.000 edições em agosto de 2024. A comunicação da AELO ganhou dois importantes reforços: em 2018, o repórter fotográfico Calão Jorge; em 2023, a equipe da agência 6P de Marketing e Propaganda, comandada pelo diretor CEO Daniel Malusá Gonçalves.
9 – Luiz Eduardo de Oliveira Camargo (2005-2009) foi o presidente do período em que a AELO festejou seus os 25 anos, Jubileu de Prata, com um jantar em homenagem a todos os presidentes. O sucesso AELO no plano nacional fez com que a AELO mudasse seu nome para Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano, já sem alusão a São Paulo, cidade-sede. Em 2008, foi criado o Conselho Jurídico da AELO, sob a coordenação do advogado Luis Paulo Germanos.
10 – Flavio Amary (2009-2011), que começou a atuar em Diretorias da AELO em 1993, como 2.º secretário, exerceu vários outros cargos, além de ter assumido as funções de delegado Regional em Sorocaba, sua cidade natal, chegou à presidência em 2009. Em dois anos, ele criou novas delegacias Regionais no Interior paulista. Promoveu o Encontro de Loteadores de 2010, em São Paulo. Foi presidente do Secovi-SP de 2016 a 2018 e secretário da Habitação do Estado de São Paulo de 2019 a 2023. Flavio assumiu a presidência da FIABCI-Brasil em 2024 e permanece no Conselho Consultivo da AELO.
11 – Caio Portugal é presidente desde 2011. A AELO se consolida como entidade de âmbito nacional, com mais de mil associados em 21 Estados. Lançou a campanha Lote Legal de combate aos loteamentos clandestinos, aprimorando o serviço Disque Denúncia, com apoio de instituições e com adesão de inúmeras prefeituras. Caio conta com o atuante vice-presidente Luis Paulo Germanos, com uma Diretoria sólida e unida e com os Conselhos Consultivo e Fiscal integrados por expressivos colaboradores. No campo da defesa dos interesses do setor junto aos três Poderes da República, Caio Portugal representou a AELO, em 2024, com dirigentes de outras entidades, em intensos embates junto ao governo federal e ao Congresso Nacional por uma reforma tributária justa. Os resultados têm sido positivos. Mas o panorama atual do País indica que nosso empenho precisa seguir firme e constante.
No primeiro grande evento de 2025 no Milenium Centro de Convenções, Casa do Mercado Imobiliário, em São Paulo, a Sabesp, maior companhia de saneamento básico do País – desestatizada pelo governo paulista em 2024 – foi o centro das atenções, respondendo às questões levantadas pelas entidades AELO, Secovi-SP e SindusCon-SP.
O evento presencial, quinta-feira, 30 de janeiro, atraiu mais de 200 interessados, que lotaram o salão do segundo andar. Para as empresas de desenvolvimento urbano, era importante saber: como está a nova Sabesp? Está conseguindo solucionar antigos pleitos de empreendedores do Estado de São Paulo?
As respostas ficaram por conta do superintendente de Relações Contratuais e Institucionais da Sabesp, Meunim Rodrigues Oliveira Júnior. A diretora do departamento, Samanta Souza, também estaria no evento, mas precisou fazer uma viagem em missão profissional.
Na ocasião, AELO, Secovi-SP e SindusCon-SP assinaram com a Sabesp o compromisso de trabalhar conjuntamente para desenvolver e aprimorar ferramentas de sustentabilidade.
A mesa de debates contou com seis participantes. Meunim Rodrigues Oliveira Júnior ficou no centro, ao lado do presidente executivo CEO do Secovi-SP, Ely Wertheim. À esquerda de Ely, sentaram-se os presidentes do SindusCon-SP, Yorki Estefan; da AELO, Caio Portugal, e do Graprohab, Lacir Ferreira Baldusco. Á direita de Meunim, ficou Daniela Ferrari, vice-presidente de Habitação do SindusCon-SP e membro do Secovi-SP, seguida do diretor de Saneamento Básico da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), Gustavo Zarif Frayha.
As boas-vindas aos participantes foram dadas por Ely Wertheim, que, em nome do Secovi-SP, destacou a importância de uma troca de ideias entre representantes de três grandes entidades do setor imobiliário e a Sabesp, em busca da evolução dos serviços da empresa por um saneamento básico de qualidade, capaz de atender também os novos projetos de habitação. Por sua vez, Daniela Ferrari, integrante do grupo de trabalho das entidades para o relacionamento com a Sabesp, atuou no encontro como mediadora, introduzindo os palestrantes.
A cobertura jornalística do evento para esta edição do AELO ON foi feita pelos jornalistas Luiz Carlos Ramos (textos) e Calão Jorge (fotos). As informações estão nesta nota do boletim e em cinco outras das próximas notas.
O presidente da AELO, Caio Portugal (foto), iniciou sua fala elogiando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por ter levado adiante, em 2024, a desestatização da Sabesp, apoiada pela AELO, pelo Secovi-SP e por outras entidades: “O Estado de São Paulo está fazendo algo histórico, na união entre o setor público e o setor privado”.
“Inicialmente, houve a capitalização. Agora, é hora de serem assumidas importantes iniciativas”, disse Caio, que, em seguida, lançou esta pergunta: “Se não ficar tudo muito bem acertado, o que vai sobrar?” A resposta, com uma só palavra: “Clandestinidade!” E quem paga a conta? “A sociedade”, afirmou o presidente da AELO. “O setor precisa de previsibilidade, algo do qual a Sabesp precisa para atingir, afinal, a universalidade dos serviços de água e esgoto prevista pelo Marco de 2020”.
Caio alertou sobre a importância de a Sabesp e a Arsesp orientarem para onde se dará a expansão da ocupação urbana, “com uma corresponsabilização bem definida dos custos entre a concessionária e os empreendedores privados”. Ele expressou também a necessidade de rígido cumprimento dos prazos regulamentares, para o atendimento das metas de universalização previstas no Marco Legal do Saneamento, sancionado em 2020. E solicitou à Sabesp que mantenha interlocutores bem definidos junto aos empreendedores, para cada um dos serviços prestados.
O presidente do SindusCon-SP, Yorki Estefan, explicou que sua entidade tem longa tradição de interlocução com a Sabesp e com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp): “Essa interlocução vem proporcionando bons resultados, como a introdução de um segundo cavalete para as obras, evitando a circulação de caminhões-pipa pelas cidades. Com a Sabesp sob nova gestão, temos agora a oportunidade de aprofundar nosso diálogo. E tenho certeza de que iremos avançar, pois vemos a Sabesp como uma importante parceira da indústria da construção”.
O SindusCon-SP e a Sabesp assinaram, no evento, o compromisso de trabalhar conjuntamente para desenvolver e aprimorar ferramentas de sustentabilidade, especialmente no tocante à Calculadora de Pegada Hídrica. A ferramenta, a ser desenvolvida pelo Comasp (Comitê de Meio Ambiente) do SindusCon-SP neste ano para disponibilização no início de 2026, possibilitará às construtoras e incorporadoras a medição do consumo de água na construção.
O Novo Contrato de Concessão e Oportunidades da Sabesp foi apresentado por Meunim Rodrigues Oliveira Júnior, superintendente de Relações Contratuais e Institucionais da companhia.
Ao microfone (foto) e usando gráficos, Meunim informou que será realizado um censo rural, haverá aperfeiçoamentos nos contratos, e há a intenção de antecipar o alcance das metas de universalização em quatro anos, para dezembro de 2029. O Marco, sancionado em 2020, prevê a universalização dos serviços para 2033. Para levar adiante essa antecipação, a concessionária pretende dar ênfase ao planejamento e ao relacionamento.
Além disso, Meunim relembrou que o Estado de São Paulo possui 645 municípios e que a Sabesp atua em 371. Segundo ele, os serviços serão ampliados para toda a extensão da área de cada município servido pela companhia: “Nesses municípios, o serviço se restringe à zona urbana. Nosso objetivo é que o serviço chegue também à zona rural, atingindo todo o território de cada município, beneficiando novos projetos imobiliários”. Como a Sabesp nunca atuou na zona rural, estamos levantando as informações sobre o que deve ser feito”.
Daniela Ferrari, vice-presidente de Habitação do SindusCon-SP e de Habitação Econômica do Secovi-SP, afirmou que a Sabesp sempre ouviu o setor e que as relações estão sendo aprimoradas a cada mês.
Ely Wertheim, presidente CEO do Secovi-SP, destacou que o setor tem muito a contribuir tecnicamente com a Sabesp.
Lacir Baldusco, presidente do Graprohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais), afirmou que a Sabesp não sairá desse colegiado estadual, garantindo assim a resolução efetiva de questões relacionadas ao licenciamento. Ele colocou o banco de dados do Graprohab à disposição da Sabesp, para auxiliar na definição de seus investimentos.
Gustavo Zarif Frahya, diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Saneamento Básico da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), que em junho de 2024 participou de um painel do Fórum Estadão Think sobre Loteamentos, explicou no evento do dia 30 o papel da Agência e o papel exercido nas relações entre a Sabesp e o setor imobiliário.
A presença de dois experientes dirigentes da AELO e do Secovi-SP contribuiu para valorizar os debates do dia 30. Ambos dispensam apresentação ao público acostumado a acompanhar as notícias no AELO ON: Lair Krähenbühl e Claudio Bernardes (fotos). Por terem exercido importantes cargos nessas entidades imobiliárias e no setor público, eles dialogaram com os debatedores e apresentaram ótimas ideias.
Também estiveram no encontro, entre outros, o diretor de Assuntos Regionais da AELO, Elias Zitune; as conselheiras Ceci Soares Krähenbühl Piccina e Ruth Portugal, o consultor Jonas Mattos e os gestores Mariangela Machado e Marcio Pascholati.
Nesta foto de Calão Jorge, surgem dois integrantes do grupo de trabalho das entidades para o aprimoramento das relações com a Sabesp. No lado esquerdo, está o engenheiro Jonas Mattos, que também representa a AELO e o Secovi-SP nas reuniões do Graprohab. No lado direito, a arquiteta Ruth Portugal, que é membro do Conselho Fiscal da AELO. No centro, Meunim Rodrigues Oliveira Júnior, superintendente de Relações Contratuais e Institucionais da Sabesp.
No decorrer das explanações, Jonas Mattos relatou que acompanha as reuniões do Graprohab há 25 anos e que percebe a evolução da qualidade dos projetos de loteamento submetidos à análise do colegiado, no qual a gestão de Lacir Baldusco tem sido extremamente produtiva.
Durante o café, que durou mais de 30 minutos após o fim do evento, o bate-papo entre os participantes prosseguiu em vários grupos.
O salão do segundo andar do Milenium Centro de Convenções ficou completamente lotado durante o evento com a Sabesp, atentando o interesse dos empreendedores imobiliários pelo tema.
Encerrados os debates, foi unânime a aprovação da iniciativa das três entidades parceiras para que a nova Sabesp viesse a mostrar sua cara. O assunto estará novamente em pauta na primeira reunião do Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU) de 2025, programada para 27 de março, das 12h30 às 14h30, no mesmo local, sob a coordenação de Caio Portugal. Em breve, será enviado aos associados da AELO o template para inscrição.
A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), parceira da AELO, publicou em seu site, na semana passada, texto e foto sob o título o título “ABRAINC apresenta medidas para fortalecer setor imobiliário em reunião com o presidente Lula e ministros”.
A seguir, o AELO ON reproduz o texto e a foto:
A ABRAINC participou nesta terça-feira (28/01) de reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, com o presidente Lula, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Jader Filho (Cidades), e a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, para discutir medidas de fortalecimento ao setor imobiliário.
Estiveram presentes pela ABRAINC, o presidente Luiz França, os associados Rubens Menin (MRV), Ricardo Valadares Gontijo (Direcional Engenharia), Rodrigo Osmo (Tenda), Régis Guimarães Campos (Emccamp), Ronaldo Cury (Cury Construtora), Victor de Almeida (Pacaembu) e Rodrigo Luna (Plano&Plano), além do vice-presidente de Relações Institucionais da ABRAINC, Cícero Araújo.
Observação: Rodrigo Luna é presidente do Secovi-SP; Ronaldo Cury e Victor de Almeida são vice-presidentes do SindusCon-SP.
No encontro, no Palácio do Planalto, foram discutidos temas para aprimorar o programa Minha Casa, Minha Vida, garantir a sustentabilidade do FGTS e aumentar o funding para o setor, entre outros.
Ficou acertada na reunião a criação de um grupo de trabalho entre ABRAINC e as áreas técnicas da Fazenda e das Cidades para discussão aprofundada dos pleitos apresentados.
O ministro Fernando Haddad esclareceu que o governo não pretende taxar operações de fundos de investimentos imobiliários: no veto feito pela Presidência da República ao sancionar em 16 de dezembro a regulamentação da reforma tributária, que abriu o caminho para a taxação desses fundos, teria ocorrido um erro de interpretação. E ele ficou de ajustar o texto sancionado, para evitar a tributação desses fundos.
(A foto do encontro foi tirada por Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial do Governo, que desde 2003 acompanha Lula em eventos nacionais e internacionais).
É uma tradição do Secovi-SP ouvir os líderes políticos, que ocupam cargos públicos e/ou ambicionam vencer eleições, que têm algo a dizer ao setor imobiliário. Com base nessa postura democrática, o presidente do Secovi-SP, Rodrigo Luna e cerca de 40 associados receberam o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para uma reunião-almoço, em 28 de janeiro, no segundo andar do Milenium Centro de Convenções, em São Paulo.
A foto mostra Caiado ao centro, entre o ex-presidente Romeu Chap e o presidente Rodrigo Luna. O texto reproduzido pelo AELO ON foi preparado pela assessoria de comunicação do próprio Ronaldo Caiado e distribuído à imprensa de Goiás.
O AELO ON completa as informações, explicando que, domingo, 2 de fevereiro, domingo, o governador Caiado anunciou que lançará sua pré-candidatura à Presidência da República em 28 março. Nos meios políticos, ele tem sido apontado como provável candidato da direita ao pleito de 2026, na dependência de o ex-presidente Jair Bolsonaro conseguir superar (ou não) a inelegibilidade imposta pelo Superior Tribunal Eleitoral. Outros governadores estão cotados para encarar as urnas em nome da direita, principalmente os de São Paulo, Tarcísio de Freitas; no Paraná, Ratinho Júnior, e de Minas Gerais, Romeu Zema. Por outro lado, o presidente Lula não esconde sua ambição de concorrer a um novo mandato.
Outra informação, desta vez referente ao passado. O AELO ON relembra que em 1989, quando da primeira eleição direta para presidente da República, com o fim do regime militar, um então jovem político de Goiás, Ronaldo Caiado, disputou o pleito contra 21 outros candidatos e ficou em oitavo lugar, com cerca de 500 mil votos. Os três mais votados foram, pela ordem, Fernando Collor, Luiz Inácio Lula da Silva e Leonel Brizola. No segundo turno, Collor venceu Lula. Tomou posse em março de 1990.
Eis o texto da assessoria de Caiado sobre a visita a São Paulo:
O governador Ronaldo Caiado debateu, nesta terça-feira (28/01), em São Paulo, propostas, troca de experiências e temas estratégicos do mercado imobiliário, no Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP).
Entre outros assuntos abordados, Caiado falou da Reforma Tributária, progresso nacional e política internacional. “Independentemente do mandato, sempre me preocupei em discutir temas nacionais, aquilo que realmente reflete no desenvolvimento de um país”, declarou o governador goiano durante o encontro.
Caiado apresentou programas do Estado e respondeu às perguntas sobre as principais demandas do setor imobiliário, bem como estratégias que possam beneficiar tanto a população quanto o ambiente de negócios.
Fundado em 1946, o Secovi-SP representa mais de 93 mil empresas no Estado de São Paulo, promovendo a oferta de moradia, lazer e geração de emprego. Além disso, desenvolve iniciativas que abrangem inovações tecnológicas, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida.
Alerta
Um dos pontos de alerta para Caiado é a Reforma Tributária que foi recentemente regulamentada com a sanção, em 16 de janeiro, do Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024 pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A reformulação prevê a criação de um imposto único federal.
“É importante que fiquem atentos, porque existe um processo de concentração de poder, de tendência de Estado único. Existe uma certa desconsideração, intencional, com as unidades federativas”, alertou Ronaldo Caiado.
Equilíbrio orçamentário
Caiado pontuou também que o resultado do novo modelo de tributação ainda não pode ser, de fato, mensurado. Diante da preocupação do segmento com o déficit fiscal que o Brasil enfrenta, o governador expôs o trabalho para conquistar o equilíbrio orçamentário em Goiás, um dos Estados que, hoje, apresenta maior grau de liquidez, com recurso em caixa e pagamentos em dia. “Vou deixar ao meu sucessor um quadro fiscal, que será indiscutivelmente, um grau inédito no volume que vai ficar em caixa para dar continuidade”, ponderou Caiado ao mencionar o equilíbrio financeiro do cofre estadual.
Atualmente no sétimo ano de governo, Caiado demonstrou no Secovi-SP o caminho para conquistar liderança nacional em áreas como segurança pública, educação e transparência, além de avanços em programas habitacionais e sociais.
“Recebemos aqui o reconhecimento de que Goiás tem dado um show na área da habitação, como também discutimos outros temas que Goiás tem ficado sempre em primeiro lugar. É um orgulho para todos nós, goianos, o convite de uma instituição de tamanha credibilidade para tratar de assuntos tão relevantes”, afirmou.
O diálogo, com a presença de cerca de 40 participantes, foi intermediado pelo presidente do Secovi-SP, Rodrigo Luna, que reconheceu a expertise do chefe do Executivo goiano e os resultados alcançados em prol da população goiana.
“Não aguentamos mais ser o país do futuro”, frisou Luma. “São pessoas do seu calibre que nos geram esperança e luz no fim do túnel para um dia nós nos tornamos efetivamente um país do presente e entregarmos uma sociedade mais digna, mais equilibrada, socialmente mais justa”.
Um empresário foi denunciado recentemente pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), suspeito de venda de loteamento ilegal no município de Poções, perto de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. Ele teve o mandado de prisão preventiva decretado, conforme divulgado pela Promotoria. O caso foi noticiado pela mídia baiana.
Poções (foto) tem cerca de 50 mil habitantes.
De acordo com o promotor de Justiça Ruano Leite, o empresário Dinaldo Vieira Rocha promoveu o loteamento do solo para fins urbanos sem autorização do órgão público competente e em desacordo com as disposições legais. O denunciado também teria veiculado propostas com afirmações falsas sobre a legalidade do loteamento e celebrou contratos ocultando fraudulentamente a irregularidade do empreendimento, que tem 34 lotes. Pelo menos 20 famílias teriam sido enganadas, efetuando a compra dos lotes.
Com isso, o MP pediu à polícia a prisão do empresário e solicitou a decretação de medidas como o sequestro de bens até o montante de R$ 1.067.750,00 para que os compradores de lotes possam ser ressarcidos.
O AELO ON relembra às empresas associadas da AELO que, conforme a Resolução Administrativa assinada pelo presidente Caio Portugal em 13 de dezembro de 2024 e divulgada pelo nosso primeiro boletim de 2025, a entidade terá eleições em 27 de março.
Os textos completos da Assembleia Geral Extraordinária e da Resolução Administrativa já foram enviados a todas as associadas, via plataforma Associatec, e publicados no AELO ON de 16 de janeiro.
Vale a pena atentar para o seguinte item da Resolução Administrativa.
INFORMAÇÕES ÀS ASSOCIADAS
Assim, a AELO aconselha as associadas a manterem suas contribuições sociais em dia para poderem votar no dia 27. Votar é um direito e também um dever por parte do espírito corporativo.
A AELO tem a sorte de contar com três aquarianos, cujos aniversários foram comemorados em alto estilo, na sede da entidade, em 28 de janeiro. A coincidência é que seus aniversários ocorrem numa sequência de três dias de janeiro: Eduardo Zorzenoni, de Operações, é do dia 24; Luiz Carlos Ramos, assessor de Comunicação, do dia 25, e Andréa Leite, de Administrativo e Financeiro, do dia 26.
Houve três bolos, além de doces e salgadinhos encomendados especialmente para a ocasião por Sônia Dias, de Relacionamento, que ainda organizou, em equipe, o criativo cenário mostrado nesta foto.
Também estiveram lá o gestores Mariangela Machado e mais de 10 funcionários do Secovi-SP que trabalham em salas vizinhas. Então, todos cantaram o “Parabéns a Você”. Eduardo, Luiz Carlos e Andréa apagaram as velinhas e ganharam abraços.
Ah, uma curiosidade! Demorou quase 10 minutos para que as velinhas fossem, afinal, acesas. A solução foi o isqueiro que Eduardo conseguiu emprestado por um funcionário do andar de baixo.
Ninguém reclamou do fato de, dentro da sala com quase 20 pessoas, não ter havido alguém com isqueiro ou com caixa de fósforos. Afinal, foi algo altamente positivo: o sinal de que, no meio de tantas pessoas, não havia um só fumante! Viva!
Saúde! Todos brindaram, com Guaraná e Coca. E se deliciaram com os três bolos.
O presidente Caio Portugal e diretores da AELO enviaram mensagens de parabéns a Andréa, Eduardo e Luiz Carlos.
A festa para os três aquarianos da AELO, em 28 de janeiro, foi também oportunidade de confraternização do time da sede pelo momento positivo da entidade e da gestão. A foto mostra os três aniversariantes juntamente com os gestores Mariangela Machado (entre Andréa Leite e Luiz Carlos Ramos) e Marcio Pascholati – no lado direito, junto à Sônia Dias, de Relacionamento. No centro, Eduardo Zorzenoni.
Mariangela e Marcio atuam como gestores da AELO há três anos e foram responsáveis por contratar Sônia, Andréa e Eduardo para integrarem a nova equipe da sede, sob aprovação da Diretoria. Com o crescimento da AELO, o trabalho tem sido puxado, mas organizado, num ambiente saudável, de cooperação mútua. Sempre à disposição da Diretoria e das empresas associadas. É o que interessa: uma equipe à altura da AELO.
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