Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa AELO Ecconit encerra a primeira etapa, em busca do perfil das empresas de loteamento do País

O presidente da AELO, Caio Portugal (foto), mantém diálogo com a Ecconit Consultoria Econômica para trocar ideias sobre os próximos passos da pesquisa Caracterização do Perfil Econômico do Setor de Loteamento e Desenvolvimento Urbano, destinada a mostrar o completo retrato do setor no Brasil.

Uma vez que o prazo para o envio das respostas das empresas de loteamento ao questionário da pesquisa terminou em 31 de dezembro, Robson Gonçalves, da equipe técnica da Ecconit, explicou a Caio Portugal, em 8 de janeiro, que sua empresa já havia concluído um relatório sobre as respostas ao questionário, assim como um perfil da amostra. Em seguida, Robson enviou o relatório ao presidente da AELO, que o compartilhou com os demais membros da Diretoria da entidade. A equipe técnica da Ecconit é integrada também por Ana Maria Castelo e Luis Fernando Melo Mendes.

O cronograma da parceria entre a AELO e a Ecconit prevê: uma vez recebidas as respostas das empresas, os dados são computados e consolidados. A AELO, assim, terá acesso aos números para levar adiante os planos confirmados por Caio Portugal no Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU), em 4 de dezembro: a realização, em março, do Seminário Nacional de Loteamento e Desenvolvimento Urbano, em parceria com o jornal “Estadão”, tendo como base os resultados da pesquisa.

O fato de a AELO ser uma entidade de âmbito nacional, com empresas associadas de 21 Estados, favoreceu o interesse dos loteadores em participar do levantamento. O mesmo interesse deverá ser mostrado nas próximas semanas, quando da preparação do Seminário Nacional, cujas etapas serão noticiadas pelo boletim AELO ON e pelos canais da AELO nas mídias sociais.

O presidente Caio Portugal explicou ao AELO ON, em 11 de janeiro, seu entusiasmo com a conclusão da primeira etapa da pesquisa AELO Ecconit.

“A pesquisa setorial realizada pela AELO nos últimos meses de 2023 atingiu uma amostra de respostas de empresas que nos permitirá construir o perfil da atividade dos empreendedores privados de loteamento”, afirmou Caio. “E, mais que isso, será possível verificar, com detalhes, a contribuição que esse segmento dá às cidades, especialmente sustentabilidade e serviços ambientais, além da organização do espaço novo urbano e sua requalificação”.

Acostumado a observar o horizonte, Caio Portugal destacou na entrevista um detalhe sobre este ano: “Levando-se em conta que 2024 é ano de eleições municipais, nossa expectativa é poder dar um diagnóstico e visões de soluções aos candidatos a gestores do local onde os cidadãos brasileiros residem, qual seja – a cidade”.

Últimas Notícias
Daqui a 2 semanas, a Super Quinta-Feira
AELO, do presente ao futuro: ambições
Segunda-feira, dia 24, a AELO faz 44 anos
Aos 44 anos, AELO anuncia nova conquista
AELO, 44 anos, relata a sua história
Reforma tributária foi sancionada. E agora?

Seja um associado

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com mais informações para que você possa se tornar um associado.

Se torne um parceiro

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com você para mais detalhes.