Boletim Online

Informativo Periódico

Ano 22– N.º 959

São Paulo, 05 de outubro de 2023

Nesta quinta-feira, 5 de outubro, das 19 às 22 horas, deverá ocorrer o Encontro de Encerramento do 33.º Programa de Cursos de Atividades Específicas de Loteamentos. O programa é uma iniciativa da Universidade Corporativa Secovi, que leva adiante os cursos criados em 1991 pelo saudoso professor Vicente C. Amadei (1932-2020). As aulas deste ano, distribuídas em seis módulos, começaram em 2 de maio. Um sucesso, do início ao fim, com alunos de oito Estados.

A professora Mariangela Iamondi Machado, coordenadora do programa anual desde 2021, fez um entusiasmado balanço dos Cursos, na reunião do Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU) de 14 de setembro, a convite do coordenador Caio Portugal, também presidente da AELO e vice-presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Secovi-SP. 

Quanto à etapa de encerramento de sua missão de 2023, Mariangela explicou: “Neste encontro on-line do dia 5, teremos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Inteligência Artificial aplicada ao Planejamento Urbano com a startup UrbIA Urban Tech, que desenvolve estudos ágeis de viabilidade urbanística e traz soluções de tecnologia e design para o mercado de loteamentos”.

Mariangela é também coordenadora do GPARSOLO, o grupo formado por especialistas que se destacaram como alunos dos cursos nos últimos anos e que se reúnem trimestralmente. Esta foto, tirada por Calão Jorge, mostra a professora Mariangela comandando uma movimentada reunião do grupo, na manhã de 14 de setembro.No evento on-line de hoje, também haverá a apresentação da Vokkan, empresa de desenvolvimento urbano que atua em ecossistemas sustentáveis e inteligentes, por meio de modelos de negócios disruptivos em três frentes (Urbanismo, Properties e Incorporação Imobiliária). A empresa vai compartilhar experiências, aprendizados e boas práticas na idealização e implantação do Bairro Planejado Viva Park Porto Belo, em Santa Catarina.

Podem participar deste encontro, gratuitamente, profissionais que atuam na área de desenvolvimento urbano: desenvolvedores, loteadores, incorporadores, construtores, arquitetos, urbanistas, engenheiros, advogados, administradores, gestores, consultores, corretores, técnicos e servidores públicos.

PROGRAMAÇÃO 

Abertura

  • Mariangela Machado – Coordenadora do Programa de Cursos de Loteamentos, diretora de Associações em Loteamentos e Bairros Planejados do Secovi-SP, membro do Conselho de Administração da ADIT Brasil, gestora da AELO e membro da Comissão de Loteamentos e Comunidades Planejadas do Ibradim.

Importância do curso e da Universidade Corporativa Secovi-SP

  • Jaques Bushatsky – Pró-reitor da Universidade Corporativa Secovi, coordenador do Programa Qualificação Essencial (PQE) e membro do Conselho Jurídico do Secovi-SP.

Apresentação da Startup UrbIA Urban Tech

  • Luis Antonio Camargo – Sólido Urbanismo e CEO da UrbIA – Inteligência Artificial para Planejamento Urbano.

Apresentação do Case Viva Park Porto Belo

  • Luciano Borghesi Filho – Sócio-proprietário da DRTZ – Estratégia de Produto Imobiliário e docente da Universidade Corporativa Secovi.
  • André Miranda – Sócio-fundador Vokkan.
  • Julio Kipper – Sócio-fundador Vokkan
  • Rafael Kirchner – Sócio-fundador Vokkan

SERVIÇO
Encontro de Encerramento do Programa de Cursos de Loteamentos
Data: 5/10/2023 (quinta-feira)
Horário: A partir das 19 horas – On-line, via Zoom
Contato: (11) 5591-1300 | [email protected]

Inscrições:  

https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_nj6x42m2RnGsN12Ac2Gzqw#/registrationEsta foto de Calão Jorge mostra, da esquerda para a direita, Márcio Pascholati, Eduardo Zorzenoni, Sônia Dias e Andréa Leite: eles são da equipe da sede da AELO, que conta também com a professora Mariangela Machado, todos à disposição da Diretoria e dos mais de mil associados da nossa entidade, espalhados por 21 Estados. Os experientes Márcio e Mariangela, gestores da AELO desde 9 de março de 2022, supervisionam o trabalho dos dedicados Eduardo (operações), Sônia (atendimento) e Andréa (financeiro), um grupo sob a liderança do presidente Caio Portugal e dos demais diretores da associação.A foto foi tirada por Calão Jorge em 14 de setembro, pouco antes da reunião do Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU), no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo. E onde estava Mariangela? Já estava também trabalhando naquele momento, porém num outro local do prédio: na coordenação da reunião trimestral dos membros do GPARSOLO, cuja foto aparece na nota de abertura deste boletim.A próxima quinta-feira, 12 de outubro, será feriado religioso em todo o País: Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. É um dia de fé, dedicado aos que veneram a Virgem Maria, simbolizada pela imagem encontrada por pescadores há mais de 300 anos, nas águas do Rio Paraíba do Sul, no Estado de São Paulo. A pequena imagem (foto) fica exposta no Santuário de Aparecida, um dos maiores e mais visitados templos católicos do mundo. No dia 12, milhares de romeiros de todas as regiões do Brasil se dirigem à cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, a 180 quilômetros de São Paulo, para orar e pagar promessas.A quinta-feira será um dia de reflexões para católicos e para os que seguem as demais vertentes do cristianismo, entre os quais evangélicos e espíritas. Uma vez que o Papa Francisco defende o respeito a todas as religiões, proclamando a necessidade de paz entre os povos, o boletim AELO ON não fica à margem dessa tendência universal e deseja a todos um Feliz Dia da Padroeira.

O feriado religioso do dia 12 foi criado pelo governo federal, em 1981, em atenção à escolha da data da Padroeira pelo então papa João Paulo II, que havia visitado o Brasil em 1980.

O 12 de outubro marca também o 531.º aniversário da Descoberta da América por Cristóvão Colombo. Em respeito a Colombo, essa data tem sido festiva em vários países. Nos Estados Unidos, há o Columbus Day, celebrado, a cada ano, na segunda segunda-feira de outubro. Por outro lado, alguns países latino-americanos optam por considerar 12 de outubro o Dia da Raça, em que lamentam o fato de a chegada de expedições espanholas ao continente, a partir de 1492, ter acarretado séculos de colonização, período em que foram mortos inúmeros membros dos povos nativos, das civilizações pré-colombianas. 

O 12 de outubro no Brasil, além de ser o Dia da Padroeira, de devoção cristã, é uma data de alegria para as famílias, que comemoram o Dia das Crianças.

Na AELO, não haverá expediente nos dias 12 e 13, assim como no fim de semana. Assim, o funcionamento da sede da entidade, na próxima semana, será normal somente até quarta-feira, dia 11, às 17 horas. A sede reabre no dia 16, segunda-feira.

O boletim informativo AELO ON, que chega aos leitores habitualmente às quintas-feiras, desta vez será antecipado para quarta-feira. Um dos destaques da edição n.º 960 será a cobertura jornalística do encerramento on-line do Programa de Cursos de Atividades Específicas de Loteamentos 2023, da Universidade Secovi, programado para hoje, dia 5, às 19 horas.O jornalista, professor e escritor Luiz Carlos Ramos, que é assessor de Comunicação da AELO há 22 anos, agradece aos inúmeros membros da entidade que o cumprimentaram pessoalmente ou por mensagens pelo lançamento do seu oitavo livro, “Vida de Jornalista”, ocorrido em 25 de setembro, em São Paulo. Luiz Carlos, responsável pelos textos do boletim AELO ON, escolheu esta foto para, por meio dela, homenagear todos os integrantes da AELO que o incentivam no trabalho de jornalista, professor e escritor. Junto ao autor do livro, estão Jorge Félix Donadelli, que viajou 400 quilômetros, de Franca a São Paulo, especialmente para acompanhar o lançamento, e seu filho, Jorgito Donadelli, diretor de Relações Institucionais da AELO. Os dois dirigem a empresa JFD Empreendimentos Imobiliários, de Franca. Pai e filho cultivam o saudável hábito de leitura, entre seus passatempos. No futebol, são palmeirenses.

O evento, na Pizzaria Margherita, no Jardim Paulista, foi um sucesso. Lá compareceram mais de 150 pessoas, em busca do livro. Além de tudo, puderam ver de perto a faixa de campeão mundial do São Paulo, que o são-paulino Luiz Carlos trouxe de Tóquio, onde cobriu o Mundial de Clubes de 1992, e aproveitaram para se confraternizar, num jantar de pizza e vinho. 

Luis Paulo Germanos, Ciro Scopel e Ceci Krähenbühl Piccina, da ala são-paulina da AELO, animados com a atual fase de sucesso do time Tricolor, fizeram questão de botar a mão na faixa autêntica, igual às que o técnico Telê Santana, o capitão Raí e os demais jogadores receberam após a vitória contra o Barcelona por 2 a 1, no Japão. Em 1993, o São Paulo foi “bi”, vencendo o Milan por 3 a 2. Os dois primeiros títulos mundiais do Tricolor estão no capítulo 28 de “Vida de Jornalista”. 

As 254 páginas do livro fora vários outros temas, como os desafios de um professor de Jornalismo; os Estados Unidos que o turista não vê; a Alemanha antes e após a queda do Muro de Berlim; o terrorismo de 2004 em trens da Espanha; a história dos sobreviventes do acidente dos Andes de 1972; as diferenças entre a Rússia de 1980 e a de 2018; a saga de mulheres jornalistas para tentar trabalhar na área de esportes em 1973; a revelação de que o desconhecido Amyr Klink atravessaria o Oceano Atlântico num barco a remo em 1984, e o trabalho de escrever as biografias do eterno presidente corintiano Vicente Matheus, do goleador Ronaldo Fenômeno, do campeão de vôlei Ricardinho, do empresário imobiliário Assis de Almeida e do grupo Odebrecht.

O segundo pavimento da Pizzaria Margherita ficou todo reservado para o lançamento do livro “Vida de Jornalista”, graças à cordialidade do proprietário, Antônio Carlos de Toledo, amigo de Luiz Carlos há mais de 30 anos. Antes de se formar em Administração de Empresas e se tornar dono de restaurantes, Antônio Carlos jogou no São Paulo Futebol Clube, como ponta-esquerda reserva do grande driblador Canhoteiro, e se orgulha de manter o apelido daquela época, Esquerdinha. 

Antônio Carlos é primo de Sílvia Sommerlath, a rainha Sílvia, da Suécia, que morou em São Paulo por 11 anos (de 1946 a 1957) e que se casou com o rei Carl Gustaf em 1976. Sílvia, nascida em 1943, em Heidelberg, na Alemanha, é filha da brasileira Alice de Toledo e do empresário alemão Walter Sommerlath. Em recente entrevista ao jornalista Pedro Bial para a TV Globo, ela relembrou, em português, suas afetivas ligações com o Brasil e, sorrindo, disse que “a melhor pizza do mundo é a da Margherita”. Em 1985, a rainha criou, na cidade de Rio Claro, no Interior paulista, o Centro de Habilitação Infantil Princesa Victoria, financiado pelo governo sueco e gerido pelo governo do Estado, tendo como objetivo prestar assistência a crianças deficientes. Victoria, filha mais velha do casal real, é a herdeira do trono da Suécia.

O criativo e experiente repórter fotográfico Calão Jorge, da AELO e do Secovi-SP, fez ampla cobertura do lançamento do livro de Luiz Carlos Ramos. Algumas das melhores fotos foram utilizadas pela agência 6P no Instagram da AELO. O autor do livro agradece a Calão, à 6P e à AELO.Será hoje, 5 de outubro, às 13h30, no auditório do Ministério Público do Estado de Goiás, em Goiânia, o esperado Workshop sobre o Lote Legal. O evento é organizado pela Associação dos Desenvolvedores Urbanos de Goiás (ADU-GO) e pelo Secovi-Goiás, com apoio da AELO de âmbito nacional. Durante o Workshop, de transmissão on-line, vai ocorrer a instalação do Fórum Permanente do Lote Legal, pela ampliação do combate aos loteamentos clandestinos em todo o País.

A AELO, idealizadora da campanha Lote Legal, tem recebido inúmeras adesões a esse movimento nacional. A equipe da nossa sede, em São Paulo, fica à disposição dos organizadores do evento para responder às questões a serem eventualmente levantadas em Goiânia. 

Além de tudo, o workshop deverá ampliar a adesão de municípios do Centro-Oeste à campanha Lote Legal, uma vez que várias prefeituras de Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso já vêm combatendo os loteamentos clandestinos e estão abertas a novas parcerias.Em 14 de setembro, logo após a reunião do CDU, em São Paulo, o presidente da AELO, Caio Portugal conversou com o presidente da ADU-GO e vice-presidente do Secovi de Goiás, João Victor Araújo. Ambos aparecem nesta foto, tendo à esquerda o engenheiro civil Jonas Mattos, representante da AELO e do Secovi-SP nas reuniões do Graprohab. No encontro, Caio reforçou junto à ADU-GO a importância da parceria entre as duas entidades, fundamental na bem-sucedida luta para a inclusão do lote urbanizado no novo programa habitacional Minha Casa Minha Vida. A edição do boletim AELO ON da próxima semana terá uma cobertura jornalística do evento de Goiânia.O município de São Cristóvão, na região de Aracaju, no Estado de Sergipe vem tomando providências para impor respeito às leis e normas sobre desenvolvimento urbano. Em 26 de setembro, houve, no Paço Municipal, uma Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPAC) entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Prefeitura de São Cristóvão e representantes de diversas comunidades da cidade, com o objetivo de discutir questões acerca dos aglomerados subnormais que compõem o território do município (foto).Representando o Instituto, o coordenador da área de São Cristóvão, Lucas Rodrigues, confirmou a validade das informações que o IBGE havia coletado em 2018 a respeito dos aglomerados subnormais do município, que se caracterizam como ocupações irregulares de terrenos e que, em geral, possuem um padrão urbanístico irregular. Em São Cristóvão, conforme o levantamento do IBGE, 14 comunidades foram identificadas com essas características. 

Lucas Rodrigues explicou: “A nossa finalidade, hoje, é validar algumas informações que foram coletadas em 2018, já que se passaram cinco anos desde então, e algumas classificações poderiam não mais corresponder à realidade. Junto às comunidades e a Prefeitura, nós tentamos validar se esses locais se caracterizam como invasão, loteamento irregular, ou outra denominação, e se a nomenclatura utilizada pelo IBGE é a mesma que os comunitários e o município utilizam atualmente”.

Um dos secretários municipais presentes no encontro foi Júlio Júnior, responsável pela pasta da Infraestrutura, que destacou que o conteúdo apresentado pelo IBGE está em sintonia com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela sua secretaria. “Coincidentemente nós estamos elaborando o Plano Local de Habitação de Interesse Social, e o IBGE apresentou hoje dados importantes que serão utilizados nesse processo de construção”, disse Júlio. “Nós estamos justamente na fase do levantamento de dados e, a partir disso. faremos um planejamento para cumprir as metas”.

Durante o encontro, o prefeito Marcos Santana reforçou a importância de se manter o diálogo com o IBGE e enfatizou que os dados obtidos por meio do Censo Demográfico de 2022 contribuirão para o planejamento do município nos próximos anos.  “Nós já estamos trabalhando todo o nosso planejamento dentro dos objetivos traçados”, disse o prefeito. “No próximo ano, com as informações do IBGE, teremos a base do Plano Plurianual a ser desenvolvido a partir de janeiro”.Um corretor de imóveis e o dono de uma imobiliária foram presos, em 27 de setembro, sob suspeita de venda de lotes clandestinos, na zona rural do município de São Miguel Arcanjo, na região de Sorocaba, no Interior de São Paulo. Recentemente, a prefeitura de Sorocaba fechou com a AELO a adesão à campanha Lote Legal, de combate aos clandestinos.

O flagrante ocorreu durante operação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e da Polícia Civil. O esquema foi descoberto pelo MP após denúncias de um tabelião de imóveis da cidade. A prefeitura fiscalizou os lotes, no bairro Abaitinga, constatou as irregularidades e, em seguida, embargou os terrenos.Equipes da Polícia Civil e do MP se dirigiram ao local e, simulando serem possíveis clientes, flagraram a tentativa de venda ilegal. Os suspeitos enganavam as vítimas, alegando que a documentação do imóvel estaria regularizada e registrada na prefeitura. Na verdade, não estava.

As investigações apontam que ao menos sete pessoas foram vítimas dos golpistasque sofreram prejuízo de aproximadamente R$ 100 mil.

A dupla foi presa em flagrante pelo crime de loteamento clandestino e levada até a delegacia do município. O delegado estipulou fiança de R$ 5 mil para cada preso.

O município de São Miguel Arcanjo, de cerca de 32 mil habitantes, está localizado na região Sudoeste e na 19.ª Região Administrativa do Estado de São Paulo e encontra-se a uma altitude de 659 metros acima do nível do mar. Em linha reta, são 143 km até a Capital. Pela rodovia Castelo Branco são 182 km. O prefeito é Paulo Ricardo da Silva.Foram anunciados, na noite de 27 de setembro, os vencedores da 29.ª edição do Prêmio Master Imobiliário. Promoção conjunta do Secovi-SP e da FIABCI Brasil (entidades parceiras da AELO), a cerimônia foi realizada nos salões do Clube Atlético Monte Líbano, no bairro do Ibirapuera, em São Paulo. É uma premiação que consagra anualmente os melhores empreendimentos e as mais bem-sucedidas iniciativas de empresas e profissionais do setor no País.A abertura do evento ficou a cargo dos anfitriões, os presidentes José Romeu Ferraz Neto (Fiabci-Brasil) e Rodrigo Luna (Secovi-SP), que aparecem nesta foto. Eles manifestaram a honra das suas entidades em promover o Master, exaltando o trabalho de todos os segmentos imobiliários, o legado histórico do setor para a sociedade e as próximas gerações, ressaltando, ainda os desafios enfrentados. 

O momento especial do nosso setor foi marcado também pela posse de Flavio Amary na presidência da FIABCI Brasil. Flavio, que presidiu a AELO e o Secovi-SP, falou ao público do Master sobre seus planos para o biênio 2023-2025. 

A noite do Master foi prestigiada pelo secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab, que representou o governador Tarcísio de Freitas; e pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Em sua fala, Nunes destacou a importância do setor imobiliário e do Master, promoção que premia as pessoas que trazem seus projetos, buscando sempre a melhoria e a inovação: “Esse é o nosso grande desafio, buscar sempre a melhoria. Parabéns aos ganhadores”.Neste ano, foram inscritos ao Master quase cem trabalhos de todas as regiões do País. Ao todo, foram 24 trabalhos contemplados nas categorias Empreendimento e Profissional, conforme indicação de um corpo de jurados totalmente independente, além do “hors concours” escolhido pelas duas entidades: a agência Publicidade Archote por sua trajetória de sucesso no atendimento publicitário dos mais renomados players do segmento imobiliário nacional e pelas inúmeras campanhas e iniciativas criativas, inovadoras e arrojadas.

Esta foto, tirada por Calão Jorge, mostra todos os ganhadores do Master 2023, com seus respectivos troféus.O evento da entrega do Prêmio Master 2023 foi planejado e produzido para um público de 800 pessoas, entre vencedores, autoridades governamentais, patrocinadores, empresários do setor imobiliário de todo o País e líderes de entidades nacionais e internacionais ligadas ao mercado Três números musicais deram o tom à cerimônia, conduzida pelos jornalistas Rodolfo Schneider e Patricia Rocha, e com narração de Paulo André Jorge Germanos, que também atuou como consultor artístico do Master. Germanos, engenheiro civil, excelente orador, é empresário do setor e ex-presidente do Secovi-SP. 

O jornal “Estadão”, tradicional apoiador de eventos das entidades do setor imobiliário, publicou um caderno especial de 24 páginas sobre o Prêmio Master, na edição de 28 de setembro.

Esta é a lista completa dos vencedores do Prêmio Master 2023:

HORS CONCOURS
Publicidade Archote
Do analógico ao digital, história disruptiva da Publicidade Archote é marcada pelo sucesso

CATEGORIA EMPREENDIMENTO (13 cases contemplados)

HABITAÇÃO ECONÔMICA
Empresa: BP8
Case:  Via Rovai
Localização: Osasco (SP)

HABITAÇÃO ECONÔMICA
Case: Irajá – Um novo olhar para um novo bairro
Empresa: Cury Construtora | Living Empreendimentos Imobiliários
Localização: Rio de Janeiro (RJ)

HABITAÇÃO ECONÔMICA
Case: Setor Total Ville: um bairro, uma nova cidade
Empresa: Direcional Engenharia
Localização: Santa Maria (DF)

 RESIDENCIAL
Case: Horizonte Flamboyant – Um presente para Goiânia
Empresas: Emoções Incorporadora | GPL Incorporadora
Localização: Goiânia (GO)

RESIDENCIAL E COMERCIAL
Case: O Parque: Semente de um futuro verde para São Paulo
Empresa: Gamaro Incorporadora
Localização: São Paulo (SP)

 RETROFIT, COMERCIAL E CONSTRUÇÃO NOVA
Case: Passeio Primavera, um lugar com alma
Empresa: Hurbana
Localização: Florianópolis (SC)

ENSINO E PESQUISA
Case: Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Empresa: Racional Engenharia
Localização: São Paulo (SP)

 RETROFIT
Case: Edifício A Tarde
Empresa: Prima Empreendimentos
Localização: Salvador (BA)

 LOGÍSTICO
Case: Prologis Castelo 46 Galpão 400, um desafio bem-sucedido
Empresa: Prologis
Localização: Araçariguama (SP)

 RESIDENCIAL
Case: Float
Empresa: SKR Arquitetura Viva
Localização: São Paulo (SP)

RESIDENCIAL
Case: Novo ícone de modernismo inspirado no Ibirapuera
Empresa: Trisul S/A
Localização: São Paulo (SP)

RESIDENCIAL E COMERCIAL
Case: White 2880
Empresa: Viwco Construtora | SDI Desenvolvimento Imobiliário
Localização: São Paulo (SP)

LOGÍSTICO
Case: WTLog RBR Franco da Rocha – Agilidade e qualidade
Empresa: WTorre
Localização: Franco da Rocha (SP)

CATEGORIA PROFISSIONAL (10 contemplados)

OPORTUNIDADE ESTRATÉGICA
Case: Porto Maravilha – Habitar é preciso
Empresa: Cury Construtora
Localização: Rio de Janeiro (RJ)

SOLUÇÕES ARQUITETÔNICAS
Case: Allianz Parque
Empresa: Edo Rocha Arquiteturas
Localização: São Paulo (SP)

SOLUÇÕES URBANÍSTICAS
Case: Fazenda Itapety
Empresas: Helbor | Alden
Localização: Mogi das Cruzes (SP)

COMERCIALIZAÇÃO
Case: Arena Kazzas Itaquera – Em pré-eleição, 100% vendido
Empresa: Kazzas Incorporadora
Localização: São Paulo (SP)

PLANEJAMENTO DE VENDAS
Case: Melnick Day
Empresa: Melnick Desenvolvimento Imobiliário
Localização: Porto Alegre (RS)

PRODUTO IMOBILIÁRIO
Case: Nilo Square
Empresa: Melnick Desenvolvimento Imobiliário
Localização: Porto Alegre (RS)

PRODUTO IMOBILIÁRIO
Case: Cidade Opus
Empresa: Opus Incorporadora
Localização: Goiânia (GO)

COMERCIALIZAÇÃO
Case: Lieu Unique: singular no conceito e no resultado
Empresa: Plaenge
Localização: Campo Grande (MS)

COMPROMISSO ESG
Case: Sustentabilidade rumo a 2030
Empresa: Tegra Incorporadora
Localização: São Paulo (SP)

ESTRUTURAÇÃO IMOBILIÁRIA
Case: Complexo Multiuso Alto das Nações
Empresa: WTorre
Localização: São Paulo (SP)Uma das 24 páginas do caderno especial do “Estadão” sobre o Prêmio Master Imobiliário, dia 28, foi dedicada ao empreendimento de alto padrão Reserva da Serra do Itapety, das empresas Helbor e Alden, no município de Mogi das Cruzes, no leste da região metropolitana de São Paulo. Trata-se de um tema que tem tudo a ver com a atividade dos associados da AELO. Sendo assim, a reportagem do jornal é reproduzida, a seguir, neste boletim AELO ON:

O projeto da Reserva da Serra do Itapety foi premiado na categoria Soluções Urbanísticas. Com área de 10,5 milhões de metros quadrados, é o maior projeto de desenvolvimento urbano do entorno da Capital e será dividido em três setores: serra, bairro e cidade. Na foto, um ângulo da imensa área, em que prevalece o verde.No bairro, o residencial Fazenda Itapety contempla um loteamento fechado, com 714 lotes, que ocupam apenas 26% da área de 1,4 milhão de m². Com edificações horizontais, certificação ambiental, espaços de lazer e convivência, o projeto tem urbanismo a cargo da empresa Aflalo/Gasperini, paisagismo de Benedito Abbud, arquitetura de Wilson Marchi e arquitetura de interiores de Sandra Pini. De acordo com o júri do Master Imobiliário, “a qualidade urbanística do projeto foi reconhecida e premiada nesta edição”.

O empreendimento terá selo Aqua-HQE, derivado da certificação francesa HQE e aplicado no Brasil pela Fundação Vanzolini. E representa alta qualidade ambiental, considerando como referenciais técnicos a cultura, o clima, as normas técnicas e a regulamentação brasileira.

O residencial possui lote médio de 527 m², ao preço de R$ 1.400 por m². No lançamento, as vendas atingiram 100% dos 236 lotes oferecidos, com um valor geral de vendas (VGV) de R$ 150 milhões.

Por conta da sua dimensão, o projeto será desenvolvido em 13 etapas ao longo de 50 anos. Dos 10 milhões de m² de área, 44% ficam preservados de forma perpétua, 36% se destinam a espaços de lazer e convivência, além de novas áreas verdes, e 20% ficam para residenciais e comerciais.O Encontro do Mercado Imobiliário de São José dos Campos, realizado em 28 de setembro, reuniu líderes e profissionais do setor, além de autoridades governamentais, entre as quais o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, que foi prefeito de São José. A organização ficou por conta da dinâmica Ângela Paiva, diretora Regional do Secovi-SP e delegada Regional da AELO no Vale do Paraíba, além de membro do Conselho Consultivo da AELO.

Foi uma reunião-almoço no Espaço Casa Vista, que teve interessante palestra do advogado Olivar Vitale sobre a criação do Sistema Eletrônico de Registros Públicos (SERP) – Lei 14.382/2022, as alterações na Lei de Registros Públicos, de Incorporação e de Loteamento e os impactos nos segmentos de incorporação, loteamento e intermediação de imóveis.

Além do vice-governador Felício Ramuth e de empresários do Vale, estiveram no evento o presidente executivo CEO do Secovi-SP, Ely Wertheim, e o vice-presidente do Interior da entidade, Frederico Marcondes Cesar.

O AELO ON abre espaço para o Encontro, com fotos de Gilberto Freitas, do jornal “O Vale”, ao qual agradecemos, e com textos baseados na imprensa local.Esta foto mostra, da esquerda para a direita, Eduardo Marcondes Cesar, Ângela Paiva, Olivar Vitale e Ely Wertheim.O jornal “O Vale”, de São José, principal veículo da mídia do Vale do Paraíba, fez ampla cobertura do Encontro do Mercado Imobiliário. Bastante respeitada pelos jornalistas da região, Ângela vem conquistando espaço para divulgar seus eventos, geralmente de grande importância para o setor imobiliário, como ressalta o diretor de Assuntos Regionais da AELO, Elias Zitune.Nesta nota do AELO ON, é reproduzida a página inteira de cobertura do Encontro do Mercado Imobiliário elo jornal “O Vale”, cujo título foi “Sistema eletrônico de registros públicos pauta evento em São José, com fotos de Ângela Paiva e Frederico Marcondes Cesar.

A coordenadora do evento, Ângela Paiva, explicou a importância da presença do advogado Olivar Vitale em São José para falar do Sistema Eletrônico de Registros Públicos: “O sistema representa um importante avanço, pois padroniza, simplifica e agiliza procedimentos relacionados ao registro público, além de aumentar a segurança no ambiente de negócios e contribuir para a disseminação de melhores práticas”.

O experiente advogado Olivar Vitale foi bastante aplaudido ao encerrar sua explanação no Encontro do Mercado Imobiliário de São José dos Campos. Ele é sócio fundador do escritório VBD Advogados, fundador e diretor institucional do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (Ibradim) e conselheiro jurídico do Secovi-SP e do SiundusCon-SP.O ingresso para o Encontro do Mercado Imobiliário foi solidário – uma lata de leite em pó. As doações foram encaminhadas ao Lar Nossa Senhora da Salette, em São José. A empresária imobiliária Ângela Paiva, organizadora do evento e que, além de ser diretora da empresa Urbavale Construtora e Imobiliária e também membro da AELO e do Secovi-SP, participa ativamente de ações sociais no entorno de São José dos Campos.Nesta foto, estão Ângela Paiva e o vice-governador Felício Ramuth, durante o evento do dia 28. Em seus tempos de prefeito de São José, antes de concorrer às eleições de 2022 na chapa do governador Tarcísio de Freitas, Felício Ramuth teve em Ângela uma interlocutora de confiança, inclusive para o aprimoramento da Lei de Zoneamento do município. Renata Paiva, irmã de Ângela, exerceu, igualmente, um papel importante na gestão de São José e na conclusão do acordo para que Felício viesse a se candidatar a vice-governador. 

Felício Ramuth tem demonstrado grande respeito pelo trabalho das empresas de loteamento e desenvolvimento urbano em São José e pela atuação do Secovi-SP e da AELO.AELO: (11) 3289-1788        www.aelo.com.br

Boletim Online 959

Seja um associado!

Preencha o formulário abaixo, e em breve nossa equipe entrará em contato com mais informações para que você possa se tornar um associado.