Lote Legal foi um dos temas do nosso
representante, na reunião do vereador
Luiz Rossini com dez entidades
O novo presidente da Câmara Municipal de Campinas, vereador Luiz Rossini (PV), recebeu em seu gabinete, dia 18, representantes de dez entidades do setor imobiliário e da construção atuantes no município, entre as quais a AELO. Rossini foi eleito em 21 de dezembro, com o total de 21 votos, derrotando três outros candidatos, e assumiu a presidência no início de janeiro para o Biênio 2023-2024. Ele substitui a vereadora Débora Palermo (PSC), a primeira mulher a chegar a esse cargo na Câmara campineira. Débora havia assumido o Legislativo em setembro, quando do afastamento do então presidente, vereador Zé Carlos (PSB).
Luiz Rossini abriu a reunião explicando aos convidados que seu objetivo, no encontro, era abrir as portas da Presidência da Câmara às entidades e, assim, criar um canal para ouvir propostas de iniciativas urbanísticas e de desenvolvimento econômico que venham a beneficiar Campinas. “A Câmara está aberta para atender toda as demandas da população”, disse Rossini. “Entendo que estas entidades representam grande parte do desenvolvimento do nosso município. Todas as ideias e propostas para o crescimento sustentável serão discutidas e analisadas da melhor maneira possível”.
Rossini, nascido na cidade de São Paulo, mora em Campinas desde seus tempos de garoto. Administrador de empresas, começou a ocupar cargos na política e na administração pública já nos anos 1980.
A AELO esteve representada no encontro pelo delegado Regional de Campinas, Clóvis Cabrino Júnior, que aproveitou a oportunidade para relembrar ao vereador Luiz Rossini a importância da campanha Lote Legal no combate a loteamentos clandestinos, lançada pela nossa entidade em 2021 e que se consolidou em 2022 com a adesão de expressivos parceiros, entre os quais a Prefeitura de Campinas. Em 5 de maio do ano passado, toda a Diretoria da AELO esteve no município para prestigiar a assinatura do termo de compromisso pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos) e pelo presidente Caio Portugal. O documento oficializou a união de forças contra loteadores clandestinos, que já tem apresentado resultados positivos em Campinas, o município do Estado de São Paulo com os mais altos índices de lançamentos e de comercialização de lotes para todas as classes sociais, de acordo com as pesquisas trimestrais da Brain em parceria com a AELO e o Secovi-SP
Esta foto, cedida pela Diretoria de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas, mostra o encontro do dia 18. O presidente da Câmara, Luiz Rossini, aparece ao centro da cabeceira da mesa. O delegado Regional da AELO, Clóvis Caprino Júnior, surge à direita de Rossini. A reunião contou também com a participação de representantes destas entidades: Secovi-SP, SindusCon-SP, CRECI-SP, Habicamp, Grupo Pro Urbe, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, AsBEA e Avança Campinas.